Chega a 31 o número de municípios com decreto de situação de emergência no Rio Grande do Sul em decorrência dos últimos eventos climáticos. As informações foram divulgadas na última segunda-feira, dia 4, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O relatório informa que o número de famílias atingidas tem reduzido lentamente, conforme a diminuição dos níveis dos rios.
SANTO ÂNGELO
Através do Decreto 3.657, o prefeito Valdir Andres declarou Situação de Emergência em Santo Ângelo no dia 16 de dezembro. As fortes precipitação pluviométricas registradas durante aquela semana causaram diversos prejuízos, principalmente, na zona rural do município.
As estradas do interior ficaram danificadas, dificultando o escoamento da produção agrícola assim como o trânsito em geral no interior do município.
Os maiores estragos foram registrados nos distritos de Buriti, Lajeado Cerne, Colônia Municipal, União, São Pedro, Restinga Seca e Atafona.
90KM de estradas danificadas
Conforme levantamento realizado pelas equipes da Prefeitura de Santo Ângelo foram identificados estragos em nove pontes, cinco pontilhões e quatro bueiros na zona rural. Mais de 90 quilômetros de estradas do interior foram danificadas pela chuva.
Além disso, o grande volume de chuva registrado em um curto período de tempo causou danos irreversíveis no sistema de esgoto pluvial. Pelo menos 35 famílias do bairro Meller Norte tiveram as casas alagadas.
Cidades em Situação de Emergência
Agudo
Barra do Quaraí
Cândido Godói
Entre-Ijuís
Floriano Peixoto
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Itaqui
Ibirubá
Jaguari
Liberato Salzano
Manoel Viana
Mato Queimado
Não-Me-Toque
Nonoai
Passa-Sete
Progresso
Quaraí
Quinze de Novembro
Roque Gonzales
Santana do Livramento
Santo Ângelo
Santo Cristo
São Borja
São Miguel das Missões
Sete de Setembro
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Tunas
Uruguaiana
Vitória das Missões