A preocupação com a insuficiente produção das agroindústrias frente a uma crescente demanda por produtos agroindustrializados será um dos temas centrais do Fórum Municipal do Arranjo Produtivo Local – APL Missões, que acontece nesta quarta-feira (25/09), a partir das 9 horas, no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo.
O evento é o último de uma rodada de 25 fóruns realizados na região das Missões. “Os fóruns têm como base fundamental entender por que as experiências da agroindústria familiar são poucas na região e fazem com que cerca de dois milhões de reais por dia migrem da economia regional para outras regiões, somente na compra de alimentos”, afirma o coordenador do projeto de arranjos produtivos locais da agroindústria familiar, José Roberto de Oliveira. O debate dos fóruns busca justamente um contraponto a essa situação, visando às potencialidades da agricultura familiar da região, a qual possui vocação para a produção de alimentos, bastando transformá-los.
Além disso, um dos centros da ação da APL é tornar a região autossustentável, com a reversão do quadro para produtora da maior parte dos alimentos que consome, bem como o estímulo à permanência dos jovens na atividade.
A programação inclui atividades durante a manhã e tarde.