Mostra Missões até domingo no Parque de Exposições

780 0

Abriu oficialmente na quinta-feira, dia 19, a 2ª Mostra Missões, feira que agrega todos os setores econômicos da região e segue até domingo, dia 22. Nesta edição está sendo realizada em paralelo a 1ª Construmissões, local específico para o setor da construção civil, mas a Mostra, reserva espaço para o agronegócio. Na sexta-feira, dia 20, foi realizado o Seminário Desafios e Perspectivas da Agricultura Familiar, no centro de eventos do parque de exposições, considerado o ponto alto para os pensadores do agronegócio, já no sábado segue com a chegada de 80 cavalos crioulos, inclusive campeões em importantes concursos do gênero. Além disso, uma série de atrações e negociações, pode ser realizada na feira.

 

Com espírito de resgate e valorização do Parque de Exposição Siegfried Ritter, foi aberta oficialmente a 2ª Mostra Missões. O prefeito Municipal, Luiz Valdir Andres, o Deputado Federal Elvino Bohn Gass e os presidentes da 2ª Mostra Missões e 1ª Construmissões, Carlos Ely e Roque Casarin, participaram do ato inicial que deu inicio a feira. Nos discursos um tom de retomada e resgate da Mostra Missões, foi mencionada a necessidade de valorar a estrutura do parque de exposições de Santo Ângelo, um amplo espaço para oportunizar o encontro para os negócios regionais, inclusive esteve presente no ato de abertura o Patrono da Feira, Celso Ritter, filho de Siegfried Ritter. Segundo os organizadores e o poder público este é um evento que vem de encontro com estes objetivos.

Na programação da Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar, na manhã de sexta-feira, dia 20, foi realizado um seminário que contou com a presença do chefe do escritório da FAO no Brasil, o engenheiro agrônomo boliviano, Alan Bonajic, que apresentou dados mundiais e a expectativa de crescimento para do setor, apontando caminhos viáveis para a produção neste nicho econômico. Segundo o chefe da Emater, Álvaro Ugerri, foi um momento importante para entender o contexto local e mundial em torno da economia da agroindústria e agricultura familiar. Há uma expectativa de aumento de consumo dos produtos organicamente cultivados, ou seja, livres de produtos químicos. Álvaro considera que este tipo de cultivo e produção agrega valor aos produtos da agricultura familiar e pode ser um caminho para viabilizar as pequenas propriedades.

Na sexta-feira a Mostra Missões foi palco da concentração de cavalos crioulos, onde os machos da raça, foram analisados morfologicamente para receber o selo de certificação, que confere a qualidade de reprodutor. No sábado, segundo o Presidente do Núcleo Missioneiro de Cavalos Crioulos, Gilberto Dalla Costa, será um dia especial para quem gosta de cavalos, pois cerca de 80 cavalos certificados e até premiados estarão participando da 28ª Exposição Morfológica de Outono.

 

Confira a programação da 2ª Mostra Missões e 1ª Construmissões:

Dia 21 de junho (sábado):

8h: Admissão dos animais

9h: Início do julgamento morfológico

10h: Abertura do parque para visitação

– Exposição de carros antigos

– Exposição de pequenos animais

– Concurso gado leiteiro

13h: Julgamento Morfológico das terneiras das raças Holandesa e Jersey

13h30min: Reinício do julgamento morfológico

20h: Confraria Nativa no multipalco com:

– Rubilar Ferreira e Fábio Oliveira

– César Oliveira e Rogério Mello

20h: Entrega de prêmios na Noite do Cavalo Crioulo

20h: Entrega da Premiação do gado leiteiro

22h: Encerramento.

 

Dia 22 de junho (domingo)

10h: Abertura do parque para visitação

– Exposição de carros antigos

19h: Encerramento da Campanha do Agasalho

19h30min: Show com Mulita

22h: Encerramento.

Neste artigo

Participe da conversa