A Semana de Oração pela Unidade Cristã é promovida mundialmente pelo Conselho Pontifíce para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Ela acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério norte a Semana de Oração acontece nos dias 18 a 25 de janeiro, cobrindo o tempo das festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério sul, a Semana de Oração é celebrada no período de Pentecostes – momento simbólico para a Unidade da Igreja.
O objetivo é a de que pessoas unam-se a cada ano, em oração pela unidade, cumprindo o desejo de Cristo.
Neste ano, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) oferece ao mundo a reflexão, sob o tema “Dá-me um pouco da tua água” (João 4.7). O tema nasceu do contexto brasileiro, que também é marcado pelo aumento dos casos de intolerância religiosa.
A superação das diversas formas de intolerância religiosa deve ser tratada de forma positiva, insistindo-se na pluralidade como algo sonhado por Deus e no diálogo como caminho permanente para o testemunho cristão.
O tema “Dá-me um pouco da tua água” leva em consideração o diálogo entre Jesus e a mulher samaritana, ou seja, entre duas pessoas diferentes, de culturas diferentes. Neste encontro, o evangelho evidencia que uma pessoa precisa da outra. O evangelho também evidencia o diálogo como caminho que supera intolerâncias em vista da edificação do Reino de Deus.
Convidamos, cordialmente, todas as pessoas para a reflexão deste tema tão importante para as relações humanas, e para a oração em favor da unidade cristã.
CELEBRAÇÕES da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2015:
Sábado, dia 16 de maio, às 19h30min
Celebração Ecumênica de Abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã, na Igreja do Relógio.
Quarta-feira, dia 20 de maio, às 19 horas
Celebração Ecumênica na Catedral Angelopolitana.
Quinta-feira, dia 21 de maio, às 19 horas
Celebração Ecumênica na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Pippi.
Domingo, dia 24 de maio, às 19h30min
Celebração Ecumênica de Encerramento da Semana de Oração pela Unidade Cristã, na Paróquia Sagrada Família.