Uma equipe que marcou história e foi a paixão de muitos torcedores de Santo Ângelo e da Região das Missões está de volta. No início da tarde da última quinta-feira, dia 11, foi apresentada de forma oficial a diretoria e o novo técnico do Elite Clube Desportivo, dando o pontapé inicial para o retorno do clube e prometendo dar início a uma nova fase para o futebol no município e na região.
O evento foi realizado na Sede Campestre do Clube 28 de Maio e contou com a presença de autoridade, empresários, convidados e imprensa. Na apresentação foi detalhado todo o projeto do Elite C.D Ltda, assim como o trabalho integrado de empresários para a viabilização do clube empresa, que vai explorar comercialmente as marcas do Elite, Grêmio Esportivo Santoangelense e Tamoio Futebol Clube e, também, investir na formação das categorias de base, além da equipe profissional do Elite.
O gestor do clube, Luis Claudio Steglich agradeceu o comparecimento de todos e destacou que ao citar o Elite, ele destaca também as outras três agremiações que muito bem representaram o futebol local, o Grêmio Santo-angelense o Tamoio F.C. e a S.E.R. Santo Ângelo, clubes que representaram muito bem a cidade.
PROJETO DE FUTEBOL
O presidente executivo do Elite, José Taceli Moureira falou sobre a estrutura administrativa do clube. “O Elite Clube Desportivo é um clube empresa, com cota de responsabilidade limitada, entre o Elite e a S.E.R. Santo Ângelo, porém o Elite possuí cotas majoritárias.
A estrutura organizacional é horizontal com sócios proprietários que definem tanto as áreas executivas como comercial, presidente e outros cargos, não existindo disputas políticas dentro do clube.
A receita da equipe em um primeiro momento irá basear-se em investidores, painéis, locações de imóveis, bilheterias, patrocínios e a venda de produtos como camisetas e uniformes”, destacou.
Além disso, o presidente executivo ressaltou que um dos principais objetivos do clube é a formação de atletas com investimento a médio e longo prazo, entre elas, escolinha e equipes Sub-15, Sub-17 , além da equipe profissional que disputará as competições promovidas pela Federação Gaúcha de Futebol, entre elas, a Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho.
O Elite Clube Desportivo
O Elite Clube Desportivo foi fundado em setembro de 1921. A primeira partida oficial do clube foi em 15 de novembro do mesmo ano, quando venceu o Rio Branco de Catuípe por 3 a 1.
O primeiro campo da equipe localizava-se onde atualmente está a Praça Leônidas Ribas. A equipe foi Bi-Campeã municipal e em 1949 foi o primeiro time da cidade a realizar uma partida fora do Brasil, vencendo o Oberá por 2 a 1 na Argentina. Em 1948 com o comando de Percival Garcia de Oliveira foi Campeão Gaúcho da Segunda Divisão, vencendo o Atlântico de Erechim por 3 a 2.
Uma década depois, foi Vice Campeão da Terceira Divisão do estado. Em 1997 foi o quarto colocado da Divisão de Acesso. O clube encerrou as atividades em 1989 quando fundiu-se com a Ser Santo Ângelo.
Daniel Dorneles Nunes
O Elite voltou. Legal. Então o Santo Ângelo acabou? Podem responder no meu blog Abacate Turbinado. Endereço: http://www.abacateturbinado.blogspot.com.br