Foi lançado nesta terça-feira (30), o edital para o programa de Pré-Incubação de empreendimentos na URInova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo. São disponibilizadas dez vagas para projetos voltados para a inovação e o empreendedorismo.
A Incubadora dará “corpo” a empresas em fase de implantação, facilitando o desenvolvimento inicial de empreendimentos em Santo Ângelo e região. Na primeira etapa, denominada Pré-Incubação, os empreendedores receberão capacitação para o início do empreendimento. Durante seis meses, os empresários poderão usufruir da estrutura da URInova, para dar andamento ao projeto inscrito no programa.
Inscrições
Os interessados já podem se inserir nos projetos de Pré-Incubação da Incubadora. Essa fase compreende as atividades de preparação dos projetos com potencial de negócios e com ênfase na conscientização empreendedora, no desenvolvimento do produto ou serviço, e na capacitação empresarial dos empreendedores para a gestão de negócios.
As inscrições para o processo de seleção das propostas de empresas a serem pré-incubadas são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 30 de outubro, em formulário online próprio, no site urinova.san.uri.br. Podem se inscrever como empreendedores alunos e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da URI Santo Ângelo.
A partir da inscrição, serão selecionados dez projetos, os quais participarão do período de Pré- Incubação. A avaliação será com base nos critérios: perfil dos empreendedores; viabilidade técnica e econômica do projeto; conteúdo tecnológico do projeto; adequação e atendimento aos objetivos da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; potencial de interação com as atividades de ensino e pesquisa da URI. O resultado será divulgado em 19 de novembro, no site da URInova.
Para a segunda etapa, cinco empresas novas, com CNPJ novo, passam para a fase de Incubação, quando alugam um espaço na infraestrutura da Incubadora, de maneira individual, recebendo ainda serviços de assessoria, cursos, consultoria, oficinas e palestras. Depois de um período de dois anos, onde a URInova acompanha o desenvolvimento, ocorre a graduação: a empresa sai da estrutura da Universidade e vai para o mercado. A Incubadora continua ligada ao empreendimento, embora este seja independente.
URInova
A URInova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo pretende apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica. Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. “O objetivo da Incubadora é desenvolver ações de apoio e fomento aos novos empreendimentos inovadores de base tecnológica”, aponta o gestor da URInova, professor Carlos Oberdan Rolim.
A implantação da URInova é fruto de um projeto da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, no valor de R$ 350 mil; com contrapartida da URI Santo Ângelo em infraestrutura e recursos humanos, até o momento, na ordem de R$ 180 mil. ”Isso possibilitou que a Incubadora começasse a desenvolver as atividades”, explica o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco. Ele ressalta ainda que os investimentos da Universidade continuam, até a Incubadora tornar-se sustentável.
O ato de lançamento do edital contou com a participação de integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santo Ângelo. Inicialmente, o diretor Gilberto Pacheco salientou a importância da URInova para o fomento ao espírito empreendedor. Na sequência, o professor Carlos Oberdan realizou uma explanação acerca das atividades que serão desenvolvidas na Incubadora. O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, parabenizou a Universidade pelo projeto, frisando sua importância na criação de novas empresas e o desenvolvimento do município.