Três escolas da Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo realizaram na semana passada o encerramento das atividades e projetos relacionados às culturas afro-brasileira e indígena. As ações antecedem o Dia da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.
As escolas Antônio Manoel, do bairro Garibaldi Carrera Machado; José Alcebíades, do bairro José Alcebíades de Oliveira e Liberato Salzano Vieira da Cunha, do bairro São Carlos promoveram diversas ações alusivas ao Dia da Consciência Negra.
Nas escolas Antônio Manoel e José Alcebíades foram realizadas exposições dos trabalhos produzidos pelos estudantes. As mostras apresentaram poemas, lendas, bonecos, painéis com máscaras, artesanatos e releitura de obras e histórias em quadrinhos.
Já na escola Liberato Salzano Vieira da Cunha foi realizado na quinta-feira, 12, o encerramento de todas as atividades desenvolvidas no Ano Letivo de 2015.
O educandário expôs os trabalhos realizados pelos alunos e promoveu a apresentação de danças e jogos africanos e indígenas.
Também houve a produção, exposição e degustação de pratos típicos das culinárias afro-brasileira e indígena, como feijoada, canjica, cuscuz e farofa.