Em reunião realizada na última segunda-feira, dia 11, foi acertado o cancelamento do Carnaval 2016 de Santo Ângelo. A decisão foi unânime e tomada em conjunto entre a Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Lazer, Liga Independente das Escolas de Samba de Santo Ângelo (Liessa) e escolas de samba – Acadêmicos do Improvizo, Unidos da Zona Sul, Imperadores do Samba, Grande Pippi, Império da Zona Norte e São Carlos.
Na semana passada, havia sido definido pela realização de um evento integrando a programação de aniversário de 143 anos de Santo Ângelo. No entanto, a Liesa e a escolas de samba consideraram o repasse de R$ 20 mil, oferecido pelo Poder Executivo insuficiente para a realização do evento. Diante do impasse optou-se pelo cancelamento de qualquer tipo de evento.
O secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Lazer de Santo Ângelo, Marcos Mattos, atribuiu o fato a “crise financeira”. Ele lembrou que em anos anteriores o carnaval foi ampliada e neste ano não teria condições de manter a estrutura para um bom desfile. Visto que, só da prefeitura seriam necessários mais de R$ 20 mil reais. “Seria incoerente investir mais recursos no Carnaval quando está faltando verbas para outras áreas mais urgentes para a comunidade”, explicou Mattos.