Inglaterra – Os brasileiros Aldemir da Silva e Bruno Lins garantiram vaga nas semifinais dos 200 metros rasos do atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta terça-feira, ao terminarem na segunda colocação em suas baterias.
Aldemir da Silva disputou a primeira bateria, a mesma do atual campeão olímpico da prova, o jamaicano Usain Bolt, que fez o melhor tempo, 20s39. O brasileiro foi o segundo melhor, conquistando classificação automática, correndo o percurso em 20s53.
Bruno Lins também tinha uma fera ao seu lado, na bateria de número 4, o também jamaicano Yohan Blake. Favorito, o vice-campeão dos 100 metros rasos no domingo, fez a prova eliminatória em 20s38. O brasileiro terminou empatado na segunda colocação com o norueguês Jaysuma Saidy Ndure, com o tempo de 20s52.
Sandro Viana disputou a última bateria, e foi o único brasileiro a não garantir vaga, terminando na última colocação, com o tempo de 21s05. O vencedor da bateria foi o equatoriano Alex Quinonez, que fez o melhor tempo geral, 20s28.
Na segunda bateria, quem venceu foi o francês Christophe Lemaitre, com o tempo de 20s34. O atleta, atual campeão europeu dos 100 e 200 metros, é considerado o “branco mais rápido do mundo”, e é um dos candidatos a conquistar medalha nos Jogos de Londres.
Uma das decepções da eliminatória foi o panamenho Alonso Edward, vice-campeão mundial em 2009, que queimou a largada na bateria número 9, e ficou fora da disputa. a bateria foi vencida pelo jamaicano Warren Weir, que fez 20s29, segunda melhor marca do dia.
As semifinais dos 200 metros rasos acontecem nesta quarta-feira às 16h10 (horário de Brasília). No dia seguinte será disputada a final, programada para acontecer às 16h55 (horário de Brasília).
Fonte: Agência EFE