Sábado – 19/03/2011

A vida se faz de sonhos, vontades, realizações e, é claro, de rotina. E o maior desafio de todos nós é transformar essa rotina de trabalho, de estudos...

770 0

A vida se faz de sonhos, vontades, realizações e, é claro, de rotina. E o maior desafio de todos nós é transformar essa rotina de trabalho, de estudos e de tarefas domésticas em prazer. Nosso objetivo é vencer. Vencer medos, superar obstáculos, ir além a fim de termos algo para contar, transmitir conhecimentos e ajudar os outros.

Talvez o mais difícil seja combater estas aflições no ambiente de trabalho. A “selva de pedra” em que vivemos é um mundo competitivo, cheio de entranhas e de ações mesquinhas e ilícitas, para que cada um tire a maior vantagem para si próprio. Mas se começarmos a mudar um pouco este conceito, com atitudes mais amáveis, a competição se tornará mais saudável, sem desgastes, apenas melhorando a qualidade do trabalho e se empenhando mais.

O primeiro passo deve ser: repensar sobre a forma como encaramos os nossos ambientes de trabalho e as pessoas com as quais nos relacionamos. Os tempos estão mudando, a cada segundo temos a nossa disposição alguma empresa que se mostra melhor que a nossa. Pois ela tem um diferencial, um produto novo, ou até mesmo uma nova maneira da atender os seus clientes, uma “atenção especial” para aqueles que garantem os lucros no fim do mês.

O que muitos pensam sobre um escritório, uma empresa, muitas vezes não é verdade. Existe uma grande divergência na opinião das pessoas, na maneira de agir, de pensar e até mesmo de liderar equipes. Alguns tentam lidar com as pessoas como se elas fossem robôs, produtores em potencial, que não têm o direito de sentir, de terem problemas pessoais, de apresentarem ideias novas ou de emitirem sugestões.

Este tempo está mudando. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e destacam-se aqueles que são inovadores. Assim, as oportunidades de crescimento são maiores. É preciso que os empresários e os seus colaboradores atualizem-se dos novos mecanismos de trabalho. Nos dias de hoje, é preciso inovar para poder sobreviver. Por exemplo: perceba quantas padarias existem em seu bairro; a cada esquina podemos ver uma.  Não só no meio de trabalho, mas também na política. Quantos são os políticos inovadores? E quantos ainda são os “rebeldes sem causa”?

O que torna uma pessoa melhor dentre as demais é o que ela oferece de diferente aos seus semelhantes. O ser humano não procura somente a melhor companhia, ele também procura o melhor tratamento, o respeito mútuo seja no trabalho, na fila do supermercado ou no trânsito. As pessoas não devem se ofender à toa. As pessoas devem perceber que a vida não é só uma festa nos sábados à noite…

Neste artigo

Participe da conversa