Visões diferentes que convergem para o mesmo fim

809 0

Páscoa para os católicos

 

Nesta sexta-feira os católicos realizam atividades para celebrar a morte de Jesus. O ponto alto é a uma caminhada, chamada Procissão do Senhor Morto, que terá saída nas três paróquias da cidade as 19h e 30min. No sábado, dia 4, tradicionalmente é realizada uma Vigília Pascal celebrando a ressurreição de Jesus. Na Catedral tem início às 20h, no Carmelo às 19h, e nos bairros Santo Antônio e Sobuski, a Solene Vigília Pascal é às 18h.

Para os seguidores do catolicismo este final de semana é o ápice de uma celebração que iniciou na quarta-feira de cinzas, logo após o carnaval. Segundo o Bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, este período é um momento de preparação para renovar o modo de ser, contudo, se libertando de paixões que escravizam. Confira a mensagem do Bispo concedida com exclusividade para o nossa reportagem:

Em primeiro lugar o Bispo D. Liro lembra que a cruz é símbolo da vitória do evangelho de Jesus, ele foi crucificado porque não abdicou de seus ideais. Mesmo diante das ameaças do poder político e econômico da época se manteve ao lado dos mais necessitados. Mesmo diante da condenação não se rendeu ao ódio e morre pregado na cruz na sexta-feira santa. Liberto pela prática do bem que sustenta até a última hora, ressuscita no domingo e hoje celebramos a páscoa.

Justamente a firmeza de seus propósitos o levou à cruz e sua morte significa o triunfo de uma ideia que dura até os dias de hoje. A mensagem de amor incondicional exemplificada por Jesus atravessou séculos. Seus propósitos se perpetuaram e ainda servem de parâmetro na atualidade, dada a força do exemplo dado diante de seus inimigos.

O religioso usa uma das máximas de Jesus para relembrar a mensagem “Amai-vos uns aos ouros como eu vos amei”.

Que amor era esse?

“Jesus trouxe uma visão nova de libertação e renovação” Don Liro atualiza a mensagem e aconselha a prática de atos de perdão e tolerância no cotidiano, no trânsito, no trato com os colegas de trabalho, pois acredita que, praticar o evangelho de Jesus é deixar de ser escravo de uma vida preza a ganância e ao egoísmo.

No entanto, o líder religioso afirma que não existe uma libertação repentina “todos estamos em um processo contínuo de conversão ao evangelho. A mudança se dá com o objetivo de criar um mundo mais fraterno, onde haja mais tolerância, perdão e amor entre as pessoas”. D. Liro completa com a ideia que a quaresma é uma oportunidade para o exercício desta mensagem, pois para os católicos a páscoa significa “ressurreição, vida nova, libertação de todos nós do egoísmo e do orgulho, paixões que aprisionam e impedem as pessoas de viverem em paz e harmonia social”.

Don Liro lembra que a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança no período da quaresma a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema “Eu vim para servir”. Nestes quarenta dias os fiéis são chamados a colaborar com esta obra da igreja, oferece um ambiente concreto de mudança e renovação.

 

A páscoa na visão dos Adventitas do Sétimo Dia

Para os Adventistas Deus proveu através de Cristo o meio de expiação do pecado humano, de modo que os que aceitam essa expiação pela fé possam ter vida eterna. Neste sentido trabalham para aceitar a mensagem de seu evangelho e buscar a conversão.

Segundo a membra da Igreja e Diretora da Escola Adventista, Marta Scalcon, Jesus protagonizou um plano de salvação para a humanidade, ele veio realizar um resgate, visto que, a partir de sua passagem pela terra as pessoas adquiriram a oportunidade de se converter aos desígnios de Deus. Marta relata a passagem da Gênese Bíblica para explicar questões que envolvem o pecado e a nova etapa após a vinda de Jesus.

Na semana santa os Adventistas do Sétimo dia realizam reuniões de “pequenos grupos”, onde nos lares dos adeptos da igreja, “compartilham os ensinamentos deixados nas sagradas escrituras”. Em suma, os seguidores da igreja socializam informações e realizam a outo-análise em relação às práticas dos ensinamentos bíblicos, percebendo como estão refletindo o caráter de Cristo. Na sexta-feira se reúnem na Igreja para a Santa Ceia, onde reproduzem a cena histórica em que Jesus dividiu o pão e o vinho com os seus apóstolos.

 

Aspectos importantes para a Igreja do Evangelho Quadrangular

Na Igreja do Evangelho Quadrangular é celebrado principalmente a Ressureição. No domingo todas as Igrejas realizam um culto com o mesmo propósito. Pastor Giuliano da Igreja do Evangelho Quadrangular usa uma passagem bíblica para exemplificar um dos objetivos de renovação. ”Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. O pastor usa uma passagem bíblica para exemplificar a ideia de que Jesus faz um chamamento a todos que necessitem sair de uma posição de desvio de conduta.

Os adeptos da Igreja do Evangelho Quadrangular se inspiram principalmente na ressurreição de cristo. É possível dizer que a igreja tem o propósito de oferecer a salvação em cristo e todos que estiverem com ele estão salvos, sendo a ressureição uma recompensa.

 

Como os espíritas percebem a data

O espiritismo se apoia em um tripé filosófico, científico e religioso. Na proposta espírita as atividades durante a pascoa se atem ao estudo dos fatos históricos que envolveram a passagem de Jesus sobre a terra e o legado moral deixado por ele. Existe um esforço dos adeptos em compreender os fenômenos sem contrariar as leis da ciência.

O espiritismo não usa a simbologia e rituais, portanto, no movimento espírita não existe uma celebração específica. Os adeptos são livres para realizarem suas manifestações em particular, mas as atividades coletivas são desenvolvidas com o propósito de difundir a mensagem de Jesus e da vitória da vida sobre a morte.

Um ponto fundamental que diferencia o espiritismo de outras religiões diz respeito a ressurreição. No entendimento espírita a ressurreição é contrária às leis naturais. O presidente do Conselho Regional Espírita, Antonio Augusto Nascimento, explica que a aparição de Jesus após o seu desenlace é a comprovação de que o espírito sobrevive ao corpo, sendo que as possíveis aparições apos a crucificação foram possíveis pela visão do “corpo perispiritual de Jesus”. No conceito espírita, apos sessarem as atividades dos órgãos físicos o Espírito mantem um corpo composto por matérias imperceptíveis aos sentidos humanos, pertencentes a outra dimensão chamada mundo espiritual. Em condições especiais este corpo pode se materializar ou ser visto por pessoas com faculdades mediúnicas.

Confira os temas das palestras programadas para este final de semana na Sociedade Espírita Seara do Mestre. Podem ser conferidas, inclusive pela internet, pois são transmitidas ao vivo no seguinte endereço eletrônico: http://tvseara.blogspot.com.br/

Hoje às 20h – Ressurreição na visão espírita; Palestrante: Luis Roberto Scholl; Sábado às 15h – A caridade conforme Jesus; Palestrante: Eny Prado; Domingo às 20h – Jesus modelo e guia; Palestrante: Cleto Brutes; Segunda às 20h – De volta à Pátria Espiritual: Liamara Nascimento.

Neste artigo

Participe da conversa