Vereadores prestam homenagem aos bombeiros na Câmara

818 0

A Câmara de Vereadores realizou ontem, 25, sessão especial em homenagem ao Dia dos Bombeiros.A iniciativa foi dos vereadores da bancada do PT, Gilberto Corazza e Mauro Mânica. Representando o Executivo Municipal, esteve presente o vice-prefeito Adolar Queiróz. O 11º Comando Regional de Bombeiros foi representado pelo Major Azadias Amaral da Silva, e, representando o CRPO Missões, esteve prestigiando a homenagem o Capitão Itamar Walter.
Em nome do Legislativo falou o vereador Mauro Mânica, o qual, além de lembrar a história do Corpo de Bombeiros, fez questão de destacar as inúmeras atividades desempenhadas por esses profissionais. “Além do combate ao fogo, os profissionais do Corpo de Bombeiro são preparados para fazer resgate de pessoas que correm risco de perder a vida, asfixia, tentativas de suicídio, afogamentos e traumas de acidente, desaparecimento em florestas, etc. Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios. Também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, dentre várias outras”, comentou o vereador.
Contratações
O Poder Legislativo de Santo Ângelo aprovou ontem, 25, projetos de lei que autorizam o município a contratar, temporariamente, 15 serventes, 5 motoristas e 20 professores de anos iniciais. De acordo com o Executivo Municipal, as contratações se fazem necessárias em virtude da ampliação do número de alunos na rede de ensino municipal e da inativação de servidores. Já a contratação de professores tem a finalidade de substituir os profissionais que se encontram em licença gestante e em tratamento de saúde.  O projeto prevê a contratação de professores de anos iniciais com formação mínima de nível na modalidade normal, curso superior de licenciatura em normal superior, ou pedagogia com habilitação em educação infantil, nos anos iniciais.
Outro projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo altera e acrescenta parágrafos e incisos na Lei Municipal nº 2.153 de 12 de novembro de 1997 que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano. A intenção do referido projeto é viabilizar o fracionamento de pequenas glebas urbanas situadas no interior da malha viária, a fim de possibilitar a divisão destes em lotes urbanizados. A Administração Municipal explica que o fato de facilitar a divisão destas áreas “encravadas” e já absorvidas pela cidade serve como incentivo aos proprietários de tais áreas urbanas, hoje sem uso ou subutilizadas, para que invistam e transformem a área.
Aeroporto
Na sessão ordinária de segunda-feira, 25, o vereador Democrata, Fernando Diel, levou para discussão em plenário pedido de informação que busca esclarecer pontos referentes à proposta de melhorias e ampliação do aeroporto de Santo Ângelo. O edil solicita à Administração Municipal informações quanto à disponibilização de verba estadual ou federal para a execução da referida obra. Em caso de existirem tais recursos, o vereador questiona qual seria a contrapartida do município. Questões de ordem prática como a previsão de início, orçamento total da obra, cronograma de execução e melhorias que serão executadas, também fazem parte do pedido de informações.
Fernando questiona, ainda, no caso das respostas serem negativas, se existe, por parte da Administração Pública, a preocupação em incrementar os serviços do aeroporto e quais medidas estão sendo tomadas nesse sentido. Conforme Fernando, “a motivação para o envio desse pedido vem ao encontro das aspirações e reivindicações de muitos usuários do transporte aéreo em nossa cidade e região”.  O vereador democrata entende que “por se tratar de uma área de grandes indústrias, economias fortes no segmento do varejo, agroindústria, setor metal-mecânico e alimentício e também por ser uma região voltada e focada ao turismo, se faz necessário que as lideranças administrativas de nosso município realizem uma ação que vise melhorias significativas nas instalações e ampliação do nosso aeroporto, buscando oferecer um serviço de melhor qualidade, facilitando, assim, o acesso e atraindo mais visitantes e empreendedores para nossa cidade e região”, justifica.
Telefonia Móvel
Outra matéria apresentada nesta semana pelo vereador Fernando Diel diz respeito à instalação de antena que possibilite a utilização dos serviços de telefonia móvel no interior de Santo Ângelo. De acordo com o edil, o requerimento atende à solicitação dos próprios moradores da zona rural do município. Sendo assim, Fernando solicitou o encaminhamento de ofício para as empresas OI, VIVO, Claro e TIM, solicitando que as mesmas se manifestem quanto à instalação de antena para a captação do sinal deste sistema e serviço de telecomunicações nos distritos de Santo Ângelo. O vereador questiona qual das operadoras é detentora dos direitos de exploração destas áreas e quando efetivamente será oferecido tal benefício aos moradores dessas regiões. De acordo com Fernando, tal serviço é imprescindível para convivência entre as pessoas. O vereador ressalta que tal benefício ampliaria e facilitaria negociações e a comunicação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e progresso das comunidades, colaborando inclusive com a diminuição do êxodo rural.
S.E.R e Centro Social Urbano
Os vereadores da bancada do PT, Gilberto Corazza e Mauro Mânica apresentaram pedido de informações que trata sobre a possibilidade de realização de um planejamento de médio e logo prazo no sentido de revitalizar e remodelar o Centro Poliesportivo – SER Santo Ângelo, bem como a “Área Esportiva do Centro Social Urbano” a fim de potencializar as diversas práticas esportivas e democratizar estes espaços. Além disso, os vereadores questionam sobre a possibilidade de implantar as denominadas “Academias ao Ar Livre” em alguns pontos da cidade e em alguns distritos, em especial  no de Buriti, que já manifestou interesse na questão.O pedido de informações, que será encaminhado à Secretaria Municipal de Turismo e Departamento Municipal de Esportes, questiona, ainda, se a estruturação de Ciclovias está prevista no projeto Pró – Transportes.
Dia do Garçom
O vereador Ênio Marciano (PDT) apresentou requerimento solicitando a realização de sessão solene alusiva à Semana Farroupilha.
A homenagem está prevista para o dia 15 de setembro, tendo por local a sede social do Grupo de Tradições Folclóricas Aparício Borges. A sessão deve ter início às 20horas. De sua parte, a bancada do PT solicitou a realização de sessão especial em homenagem ao Dia do Garçom, comemorado no dia 11 de agosto de cada ano. Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Neste artigo

Participe da conversa