O vereador Dionísio Faganello, que assumiu no último dia 16 de setembro liderando da bancada do Democratas, no lugar do empresário Arlindo Diel, esteve protocolando na Casa do Povo uma série de pedidos de providências.
O edil reinvindicou melhorias nas estradas do interior, especialmente na Linha Sabiá, sendo necessário o serviço de patrolagem e cascalhamento, oferecendo condições de trafegabilidade aos moradores desta localidade e também dos diversos distritos de Santo Ângelo.
Para à cidade Dionísio reivindicou a instalação de uma rede elétrica no bairro Haller, já que diversos moradores do bairro reclamam que estão pagando iluminação pública em alguns pontos onde o serviço não está sendo realizado, sendo que sequer existem postes.
Horta comunitária
Além das diversas reivindicações e sugestões realizadas pelo vereador Dionísio, ele destaca o inovador projeto de educação ambiental e produção de alimentos aprovado e sancionado pelo prefeito Andres de autoria do edil. “Minha expectativa é de que no próximo ano o projeto da Horta Comunitária já esteja sendo posto em prática no municpípio”, relata Faganello.
Em síntese, a matéria prevê a criação e implantação da “Horta Municipal Comunitária Educativa”.
Inicialmente o projeto foi apresentado como sugestão. Após análise do Executivo de Santo Ângelo, a matéria retornou à Casa Legislativa como projeto de lei.
O objetivo, é proporcionar à comunidade santo-angelense alimentos com menor custeio e, ainda, ofertar ensino, treinamento e orientação para jovens e famílias carentes. Conforme o projeto, aprovado por unanimidade, a horta será implantada em faixa de terra de propriedade do município e deverá contar com toda a infraestrutura necessária para o início dos trabalhos, como água, energia elétrica e equipamentos necessários.
As atividades terão o apoio de um engenheiro agrônomo e as despesas serão geridas por entidades locais. Os alimentos provenientes da Horta Comunitária deverão ser distribuídos para famílias carentes, creche da rede púbica municipal e núcleos comunitários.