Um ferrador na Fenamilho

941 0

Rafael Oliveira de Passo Fundo na tarde segunda-feira, dia 05, usava toda sua experiência de ferreiro e ferrador, profissão que desempenha há 10 anos, para confeccionar uma ferradura terapêutica para o Herdeiro Marupá.

 

Herdeiro Marupá é um cavalo crioulo de pelagem colorada bragada que carrega consigo uma genética privilegiada da raça. Já recebeu varias premiações, inclusive no concurso morfológico realizado na Fenamilho em 2013. Mas também, foi premiado em grandes concursos em Santa Rosa, na Fenasoja, Mostra Outonal em Cruz Alta no ano passado e seu currículo de reprodutor segue com outras conquistas pelo Rio Grande do Sul. Em certa ocasião, o cavalo rachou o casco em um disco de arado. Desde lá, usa ferraduras especiais para que o problema não se agrave e venha prejudicá-lo.

O Ferrador veio exclusivamente para este trabalho e, tão logo terminaria o serviço, já retornaria para Passo Fundo. Rafael explica que todos os animais que participam de concursos precisam de cuidados especiais, sendo que as ferraduras sob medida são fundamentais para o alto desempenho de um cavalo que participa, por exemplo, de um tiro de laço no freio de ouro. Como cada cavalo tem um tamanho de casco, nos esportes de alto nível os detalhes é que fazem a diferença.

É como se o Herdeiro Marupá usasse um calçado especial para que seu casco não venha a causar incômodo e inda tenha a possibilidade de se recuperar, pois a ferradura é dimensionada para que o peso do animal se concentre mais ao centro do casco. Por isso, não se trata de uma ferradura comum, ela foi confeccionada em formato de coração e feita de alumínio.

Segundo o ferrador é uma ferradura terapêutica, feita com material mais macio para que se adapte melhor ao animal em menos tempo, visto que, Herdeiro Marupá será avaliado morfologicamente, ao participar da concentração de machos da raça crioula que ocorre na quinta-feira, amanhã, dia 7, no Parque de Exposições Siegfried Ritter durante a Fenamilho Internacional 17ª edição. Na concentração os cavalos são julgados e premiados conforme os aspectos genéticos e recebem títulos.

Todos os meses este cavalo ganha uma ferradura nova feita por Rafael de Oliveira, conhecido como jacaré. Antes de Santo ngelo esteve realizando trabalhos em horizontina, Porto Mauá e Três de Maio. O cavalo crioulo é de propriedade das cabanhas Las Misiones, Catedral Tupi e Dom Alberto.

Neste artigo

Participe da conversa