Seguindo uma tendência nacional, a frota de veículos aumentou nos últimos dez anos em Santo Ângelo. Segundo dados apresentados em audiência pública que apresentou e debateu o plano de Mobilidade Urbana, de 2005 até 2014 o número de veículos teve um acréscimo de 78% passando de 18 mil para um pouco mais de 36 mil veículos.
Em 2016 a frota santo-angelense chega a 45.315 veículos. Os números são do Departamento Municipal de Trânsito com base em dados do Detran, o que demonstra que o trânsito no município merece cada vez mais atenção.
Atualmente o DMT conta com três agentes de trânsito, sendo que um trabalha de forma interna. O departamento trabalha em conjunto com a Brigada Militar em Santo Ângelo, principalmente na área de fiscalização de táxis, meios de transporte e segurança em áreas escolares.
Segundo Nelson Koch, responsável interino pelo DMT de Santo Ângelo, alguns problemas como congestionamentos nas ruas centrais se deve principalmente a esse aumento na frota municipal. “Muitos problemas relacionados ao trânsito na zona urbana acontecem devido ao grande número de veículos. Atualmente, segundo dados do Detran a cidade conta com mais de 45 mil automóveis. Porém Santo Ângelo recebe um grande fluxo de veículos de cidades vizinhas, por ser uma cidade referência na região das Missões. Uma forma de buscar solução para isso é o Plano de Mobilidade Urbana”, destacou Nelson.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA
Visando debater assuntos relacionados a mobilidade urbana e apresentação das propostas que integram o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), uma audiência pública foi realizada no dia último dia 11, no Centro Municipal de Cultura. A realização da audiência pública, integra a terceira etapa de elaboração do PlanMob (elaboração, aprovação e implementação).
De acordo com a arquiteta Laura Azeredo, cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade os Planos de Mobilidade devem priorizar os meios de transporte não motorizados (andar a pé e de bicicleta) e o serviço público coletivo sobre o transporte motorizado individual, além da integração entre os modos e serviços de transporte urbano.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é um dos requisitos exigidos pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade aos municípios que desejam obter verbas governamentais para a mobilidade. Além disso, o PlanMob está estabelecido na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) – a Lei da Mobilidade Urbana – e busca o acesso amplo e democrático ao espaço urbano para toda à população. O PlanMob foi encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação.
PROPOSTAS
Durante a audiência pública foram apresentadas algumas propostas para o trânsito do município, entre ela a criação de uma perimetral sul, ligando a Avenida Ipiranga até a Avenida Sagrada Família. Além disso foi sugerido também a ampliação da Perimetral Norte, ligando a ERS 344 até a ERS 218.
Prioridade às vias com fluxo mais livre, dando atenção especial ao transporte coletivo.
Para cruzamentos de vias arteriais em T, ou com vias coletoras, propõe-se o tratamento com sinalização de placa “PARE”.
Proibição de veículos pesados nas vias urbanas, exceto nos horários e locais pré-definidos para carga e descarga.
Correção da geometria, cruzamentos e pavimentação em vias de maior circulação de veículos pesados, preferencialmente as vias arteriais.
Fiscalização sobre os fluxos e horários proibidos.
Criação de ciclovias
Reestruturação das linhas de ônibus, priorizando as vias arteriais e coletoras para este fim.
A comunidade em geral também pode apreciar e dar contribuições sobre o novo plano diretor entrando no site: www.ecidadesa.blogspot.com.br.