Revitalização da Capela do Verzeri

Na manhã da última segunda-feira, dia 25, representantes do Instituto Cultural Emilio Sessa (ICES) realizaram uma visita na Capela do Colégio Teresa Verzeri e uma reunião com representantes...

2374 0

CotidianoNa manhã da última segunda-feira, dia 25, representantes do Instituto Cultural Emilio Sessa (ICES) realizaram uma visita na Capela do Colégio Teresa Verzeri e uma reunião com representantes da escola, para orientar e firmar uma parceria com a instituição para um projeto de revitalização da capela.
Atualmente o local apresenta marcas causadas pelas ações do tempo, como rachaduras nas paredes e desgastes na pinturas realizada pelo pintor italiano Emílio Sessa.
O projeto de revitalização deverá ser desenvolvido pela produtora Cultural – MK Projetos & Produções Culturais e deverá ser encaminhado para análise do Ministério da Cultura.

A CAPELA
A Capela Madre Teresa Verzeri faz parte do complexo educacional das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, estabelecidas em Santo Ângelo desde a década de 1930. Está situada no interior do prédio do Colégio Teresa Verzeri, com acesso por escadarias a partir da entrada principal.
O atual Colégio foi inaugurado em 1935, mas a construção da capela deu-se em 1951. A Capela Verzeri compõe-se de presbitério e nave central única, com quatro fileiras de bancos de madeira para 500 pessoas. No teto em arco abatido destacam-se as pinturas realizadas de Sessa, com faixas separadas por frisos, representando anjos e medalhões com inscrições em latim. Na parte, uma série de seis representações de símbolos da fé cristã, entre os quais o coração de Jesus em chamas, símbolo da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Sobre o altar-mor, no centro da ábside, encontram-se as representações dos sete sacramentos.

Neste artigo

Participe da conversa