Projeto CineSolar em Santo Ângelo

O projeto estará na Rua Florêncio de Abreu entre o Memorial Coluna Prestes e Teatro Antonio Sepp.

1367 0

21041170_1327149284062198_2564255888445538304_n

 

Santo Ângelo irá receber na próxima segunda-feira, dia 23, o projeto CineSolar, que vem percorrendo todo o país desde 2013. O projeto estará na Rua Florêncio de Abreu entre o Memorial Coluna Prestes e Teatro Antonio Sepp.

O furgão é equipado com placas solares que geram toda a energia necessária para a estrutura que realiza a exibição de filmes, e é composta por um projetor e sistema de som. Com esse sistema o CineSolar consegue exibir projeções em lugares que não possuem rede de energia elétrica.

O projeto tem o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Cultura, é realizado pela produtora Brazucah Produções e com o financiamento do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet. O patrocínio vem através da Rio Grande Energia (RGE), da Companhia Paulista de Força e Luz Renováveis(CPFL) e de empresas do Grupo CPFL Energia.

Durante o evento acontecerá também a exposição Eco Estúdio Solar, que vai apresentar a van CineSolar e todo o projeto, no interior do automóvel existem infográficos e monitores que mostram o funcionamento do carro e como são passadas as informações para que a energia solar se transforme em energia elétrica. Além de aprender sobre o funcionamento dos equipamentos serão mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis para utilizar no cotidiano.

No período da tarde irá acontecer a Oficinema Solar uma oficina de cinema para cerca de 30 escolares do município que terão a oportunidade de experimentar uma introdução ao audiovisual e desenvolver um roteiro de cinema, que será produzido através de um curta-metragem e a noite exibido junto com os outros filmes.

O CineSolar já realizou 460 sessões e 144 oficinas em 252 cidades do Brasil e teve mais de 71 mil espectadores, e obteve a economia de 171KW, que vale a mais de 3 mil horas de uma geladeira ligada.
Às 20 h iniciará com quatro curtas-metragens infantis: Pajerema, Procura-se e dois filmes da mostra “Curtas Brasília” todos possuem a temática de sustentabilidade. Às 20h40min será a vez da exibição do filme brasileiro “O Palhaço” dirigido por Selton Mello.

 

Neste artigo

Participe da conversa