Três desfiles serão realizados em menos de 30 dias em Santo Ângelo, todos na Av. Venâncio Aires, desfile estudantil, desfile militar e de entidades e o desfile farroupilha. O Lançamento da Semana Farroupilha e os detalhes do desfile de 20 de setembro será realizado neste final de semana durante o Brique da Praça, às 11h. Neste ano uma das novidades é que as homenagens alusivas à independência e a revolução farroupilha terão como palco a Av. Venâncio Aires. Quanto ao desfile farroupilha, o Comandante do 7º RPMon, Major Garcia, disse que não serão toleradas atitudes que comprometam a integridade dos animais, os maus tratos com os cavalos serão punidos, além disso, o uso de bebidas alcoólicas durante o desfile também será coibido.
Na organização dos desfiles se envolvem representantes das Secretarias da Educação e da Cultura, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Exército Brasileiro, Brigada Militar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e entidades tradicionalistas de Santo Ângelo.
Desfile Estudantil – Será Realizado no dia 31 de agosto onde as escolas Municipais, Estaduais e a APAE realizam uma homenagem a pátria e desfilam pela Av. Venâncio Aires. O destaque será por conta das bandas marciais que, a cada ano tem ganhado força entre os estudantes. O tema inspiração no município é – Brasil: Pais da Diversidade, no estado “Meu jeito de ser brasileiro” uma homenagem a Lupicínio Rodrigues e o tema nacional “Amazônia: patrimônio brasileiro”.
Desfile Militar e de Entidades – No dia 7 de Setembro a partir das 9h e 30 mim será realizado na Av. Venâncio Aires o desfile Militar que segue da zona sul para a zona norte diferentemente dos demais, que seguem um itinerário inverso, as entidades se inscreveram até sexta e posteriormente serão divulgadas os detalhes deste desfile.
Desfile de 20 de Setembro – Desfile Farroupilha a cargo das entidades tradicionalistas com o tema “Eu Sou do Sul”. Serão trabalhados subtemas como Nossa Gente; Chimarrão e Churrasco; A Música e a Dança; A indumentária; A Bandeira e o Brasão, a poesia e a trova; A Fisionomia do Estado; A Lida Campeira; A Revolução Farroupilha; Iconografia Local.
Embora a centelha da chama crioula já tenha sido acesa na Brigada Militar pelos cavalarianos da 3ª Região Tradicionalista, o fogo simbólico também será buscado em São Miguel das Missões, no dia 6 de setembro e retornando no dia 7 de setembro, no batalhão da Brigada Militar. Um grupo de tradicionalistas locais sai de São Miguel às 1h e 30mim e deve chegar a santo Ângelo por volta das 15h.
No entanto, a abertura oficial da semana farroupilha será realizada no dia 13, quando uma centelha desta chama se desloca da brigada militar até a praça Pinheiro Machado. As 16 horas será feito o ato de acendimento do fogo simbólico na praça e de lá segue para o Galpão Crioulo que será montado na praça Ricardo Leônidas Ribas, com atividades mantidas por um rodízio de todas as entidades tradicionalistas de Santo Ângelo.