Fios de alta tensão se romperam com a queda de um galho de pinus provocada pelos ventos da sexta-feira, dia 17. O fato ocorreu por volta das 13h na AV. Salgado Filho, junto a Escola Pedro II. No momento do incidente crianças e carros transitavam próximo do local, no entanto, ninguém se feriu.
Pelo menos três fatos semelhantes já ocorreram naquele local. Quando a queda de fios põe em risco os pedestres e veículos. As árvores estão no pátio da Escola Estadual Pedro II, zona norte de Santo Ângelo. A RGE encaminhou para a escola um pedido de retirada das árvores. A escola, por sua vez, pediu autorização aos órgãos competentes no município, obteve a autorização e agora esbarra em uma autorização emitida pelo IBAMA. Conforme explica a diretora, Raquel Eickoff Souto, as árvores são a casa de centenas de caturritas, fato que impediu temporariamente a retirada das arvores.
A companhia de energia elétrica se comprometeu em trocar de local a rede que passa nos fundos da escola, na rua Marques do Herval, onde existem eucaliptos de grande porte. A escola ficou encarregada de providenciar a retirada dos pinos que contornam a Av. Salgado Filho. No entanto, a rede continua passando nos fundos da escola e os pinus ainda não foram retirados.