Pilagem da erva-mate encerra a Carijada

A V Carijada do IF Farroupilha em Santo Ângelo receberá até o meio-dia de hoje cerca de 300 alunos das redes estadual e municipal

2100 0
Estudantes conhecem o erval do IF Farroupilha e o modo de poda para a produção de erva mate no Carijo
Estudantes conhecem o erval do IF Farroupilha e o modo de poda para a produção de erva mate no Carijo

A V edição da Carijada que iniciou ontem, dia 01, e termina hoje no IF Farroupilha de Santo Ângelo, proporcionou para cerca de 300 alunos das redes municipal e estadual, contato com o processo tradicional de poda e preparo da erva-mate. Além disso, fizeram uma trilha ecológica que está estruturada no campus e participaram de uma degustação de pratos a base de batata doce e erva-mate. Neste ano, mais uma vez, a comunidade indígena marcou presença no evento, além de participarem da integração de culturas, serão beneficiados com o produto final da Carijada.
As atividades da V Carijada não tem restrição de participação, abertas a toda a comunidade, envolveu alunos incluídos no roteiro organizado e direcionado pelos professores, estudantes e direção do IF Farroupilha. Enquanto um grupo assistia um breve relato histórico sobre a erva-mate no contexto regional, outros grupos se revezavam no conhecimento da trilha ecológica, participavam da poda da erva-mate, da sapeca dos galhos e até de uma tertúlia livre com música e degustação de alimentos. Tudo organizado pela coordenação de cada curso existente no Instituto.
Em comparação com a edição anterior a Carijada deste ano superou em número de participação de alunos. Jovens estudantes inda foram instruídos quanto as oportunidades de ensino gratuito e de qualidade ofertados no Instituto.

Carijada
A carijada consiste na produção artesanal de erva-mate, no processo tradicional de como era produzida na região das Missões, antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Vem sendo feita desde 2014 em uma parceria entre o IF Farroupilha e o UFFS Campus Cerro Largo, pois é coordenado pelas professoras Bedati Finokiet e Maria Aparecida Lucca Paranhos. Já foi tema de pesquisa e hoje envolve ensino pesquisa, extensão e produção, entrelaçando outros projetos e servidores de diversos setores do Campus que colaboram para que este evento se potencialize a cada ano.

Neste artigo

Participe da conversa