Os 60 anos de APAE no Brasil e 40 em Santo Ângelo

1064 0

Iniciou na quinta-feira, dia 21, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a semana faz alusão aos 60 anos da instituição no Brasil. A APAE de Santo Ângelo programou atividades com pais, alunos, educadores, imprensa e também com a comunidade. Amanhã no Brique da Praça Ricardo Leônidas Ribas, estará interagindo com os visitantes e também divulgando os trabalhos realizados na instituição. Outra atividade que reforça a integração com os santo-angelenses é a caminhada em homenagem aos 60 anos do movimento Apaeano no Brasil.

 

A diretora da APAE Santo Ângelo, Ângela Colla, em conjunto com a Gerente Administrativa, Janira do Couto Mânica, explicam que não se trata de uma semana de comemorações e sim reflexiva, para que a comunidade, políticos e instituições em geral percebam a existência desta parcela da população que necessita de apoio e atendimento, reconhecendo seus direitos e refletindo sobre a inclusão social, trabalho que é diariamente desenvolvido pelo movimento Apaeano em todo o Brasil.

Em Santo Ângelo não é diferente a instituição já tem 40 anos e realiza um atendimento regional, mantém a Escola de Educação Especial Raio de Sol num regime de semi-externato funcionando em prédio próprio atende cerca de 300 alunos com deficiência intelectual e múltipla, oriundos dos municípios de Santo Ângelo, Sete de Setembro Entre-Ijuis e Eugênio de Castro.

Entre as atividades que serão realizadas e estão em andamento é possível destacar ainda o torneio com atividades esportivas, palestras direcionadas para os pais, sessão especial da Câmara de Vereadores, pedágio informativo e o I Seminário – Autismo & Possibilidades que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro. O enfoque é no “Transtorno do Espectro Autista”, faz parte do trabalho de formação continuada da APE – Santo Ângelo e conta com o apoio da Uníntese.

As 150 vagas disponíveis para o seminário foram totalmente preenchidas. O público alvo são os professores, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, estudantes, e também, pais de pessoas com autismo e também está inserido dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla.

 

Neste artigo

Participe da conversa