Obras do aeroporto: Cotrel omite informações para a imprensa

994 0

Mais uma promessa de conclusão das obras de ampliação do Aeroporto Sepé Tiarajú. A nova data, 31 de dezembro, foi anunciada e prometida pelo secretário estadual adjunto de Transportes, engenheiro Humberto Caruso, pela diretora do Departamento Aeroportuário (DAP), engenheira Lígia Neves, que representaram o secretário Pedro Westphalen. A promessa foi anunciada durante a maior audiência pública já realizada sobre o tema, na URI em Santo Ângelo estavam reunidos representantes das Associações de Municípios das Missões (AMM), da Grande Santa Rosa (AMGSR) e do Planalto Médio (AMUPLAM). No entanto, a Cotrel Terraplenagem e Pavimentações, responsável pela execução do projeto não participou da audiência.

 

Diante da dúvida gerada pela não participação da empresa e de nenhuma notícia, nota de esclarecimentos, ou documento do gênero que viesse a esclarecer sobre a real continuidade da ordem de serviço, o departamento de jornalismo do Mensageiro entrou em contato com a Cotrel Terraplenagem e Pavimentações, contudo, não foi possível contato com nenhum dos responsáveis. Na sede da empresa foi omitido o contato dos administradores e engenheiros responsáveis, diante de nossa insistência foi repassado um e-mail inexistente e informado que na sede da empresa não se tem conhecimento do telefone celular do Engenheiro, Gustavo Senger, que seria o suposto responsável pela obra. Localizamos o perfil do referido engenheiro nas redes sociais, mas tão logo enviamos uma mensagem, não foi mais possível acessar o perfil do profissional.

Na tarde de ontem, dia 17, às 15h30min, fotografamos as máquinas da empresa Cotrel no pátio do Aeroporto. Estavam todas paradas e nenhum sinal de trabalho no local. Somente a Biruta se movimentava e realizava o seu trabalho. Segundo informações do servidor que faz a guarda do local, os trabalhadores estão na cidade e alegam que é necessário tempo seco para trabalhar.

Câmara fiscaliza

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo declarou por meio da assessoria de imprensa que acompanhará, diariamente, a evolução dos serviços no Aeroporto Regional, segundo declararam através da presidência da casa, uma fiscalização diária. Para que toda a comunidade tenha acesso ao andamento dos trabalhos, fotos serão publicadas, uma vez ao dia, nas redes sociais e no site institucional do parlamento. “Eu e os demais vereadores faremos uma vigília permanente no aeroporto, imagens serão registradas e divulgadas para a comunidade. Apesar de todos os entraves torcemos para que as obras sejam concluídas, isso é o que realmente importa”, finalizou Pedrão.

 

Sentimento político

A audiência pública foi promovida pelas Associações de Municípios das Missões (AMM), da Grande Santa Rosa (AMGSR) e do Planalto Médio (AMUPLAM), com o objetivo de cobrar providências das autoridades estaduais e federais, mostrando que as três regiões estão unidas pelo término dos serviços de revitalização do aeroporto regional Sepé Tiaraju, em obras há mais de quatro anos. Juntas, a AMM, AMUPLAM e AMGSR totalizam 57 municípios e uma população estimada em 700 mil habitantes. Por sua localização estratégica o aeroporto de Santo Ângelo atende as necessidades das três regiões, que compreendem o Noroeste gaúcho.

“A data de hoje é histórica. O consenso macrorregional em prol do aeroporto Santo Ângelo demonstra a força de três regiões, que atuam mobilizadas pelo desenvolvimento econômico, social e sustentável de todos os municípios das Missões, Grande Santa Rosa e Planalto Médio”, ressaltou Angelo Fabiam Duarte Thomas, presidente da AMM e prefeito de Giruá.

De igual forma avalia Olívio José Casali, prefeito de Três de Maio e presidente da AMGSR. “Esta audiência pública provou que é possível sim, sensibilizar autoridades estaduais e federais. Estamos todos juntos neste firme propósito de que, em março de 2016 iremos reinaugurar o aeroporto regional Sepé Tiaraju”, pontuou Casali.

Na opinião do presidente da AMUPLAM, Fioravante Batista Ballin, a reunião foi bastante positiva e esclarecedora. “Os engenheiros Caruso e Lígia tiraram dúvidas e informaram o prazo de execução para finalização das obras, e restabelecimento dos voos. Acredito que depois desta mobilização de hoje, o Estado dará a devida atenção para a situação do aeroporto regional de Santo Ângelo”, destacou Ballin, que é prefeito de Ijuí.

Neste artigo

Participe da conversa