O inverno iniciou oficialmente às 1h24min desta quarta-feira, porém a semana já registrou geadas e baixas temperaturas na região das Missões. Às 7h da manhã de ontem os termômetros registraram 2ºC em Santo Ângelo e a geada que se formou durante a noite “congelou” o para-brisa de alguns carros e se acumulou nas gramas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período se caracteriza pela chegada de massas de ar frio, procedentes do sul do continente, que derrubam as temperaturas. Essa queda pode provocar formação de geadas no Sul e neve nas áreas serranas e de planalto no sul do país durante toda a estação.
O Paraná, Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul devem ter chuvas acima da média. O aumento de frentes frias vai contribuir para maiores variações de temperatura ao longo dos próximos três meses. Mesmo assim, elas se mantêm de normal a abaixo da média, o que favorecerá as geadas, que devem ser menos intensas do que em 2016. “Novos episódios de neve podem ocorrer, principalmente em julho, nas áreas propícias ao fenômeno”, diz o Prognóstico de Inverno do Inmet.
A estação mais fria do ano segue até o dia 22 de setembro às 17h02min.