Santo Ângelo será a capital do Antigomobilismo neste domingo. No Parque de Exposições Siegfried Ritter mais de 350 raros exemplares de veículos antigos estarão expostos. Os proprietários se encontram e proporcionam ao público, de modo gratuito, um passeio na história e compreensão da cultura dos povos por meio de seus veículos e costumes. São veículos vindos dos três estados do sul do Brasil e da Argentina. O movimento é organizado e promovido pela AVANT Santo Ângelo e está em sua 3º Edição.
Este encontro já é considerado o maior evento do Estado em número de público e agora a os organizadores estão empenhados em conquistar o primeiro lugar também em número de expositores participantes. Em edições anteriores, em um único dia, o evento reuniu 10 mil visitantes.
Duas carreatas compostas por carros antigos percorreram as principais ruas de Santo Ângelo no último final de semana para lembrar do evento de domingo.
A entrada no parque é gratuita e além dos veículos em exposição o público encontra uma estrutura que compreende uma praça de alimentação, comércio de artesanato e souvenirs, atividades recreativas e culturais, mateada a presença dos acadêmicos e professores dos cursos de saúde do CNEC/IESA, eles oferecem gratuitamente aos visitantes um espaço onde é possível realizar aferição da pressão arterial, glicose, orientações sobre saúde entre outras atividades. Além disso, associações de proteção dos animais também marcam presença para divulgarem o trabalho realizado no município e proporcionam uma feira de adoção de cães e gatos.
Segundo os organizadores o evento é pensado em unir a família em torno da arte do “Antigomobilismo”. Já na primeira edição o público respondeu ao apelo valorizando o encontro, e, cada vez mais, são pensados atrativos para o público feminino e demais membros da família que também comparecem no evento.
O cartaz
A Arte do cartaz que faz a divulgação do 3º Encontro de Veículos Antigos da AVANT é feito em pintura digital. A cada ano o designer do cartaz é elaborado usando um ponto turístico do município e um veículo diferente. A peça publicitária é divulgada em vários estados brasileiros, também ganha destaque em revistas e sites especializadas que vão além dos limites territoriais, sendo divulgada na internet.
Já foram utilizados nas divulgações a Catedral Angelopolitana, o Obelisco da Coluna Prestes, e, neste ano, o monumento ao Padre Diogo Haze fundador da redução Santo Ângelo Custódio. O cartaz é uma cortesia do Studio Willys e um trabalho de Tiago Mallmann.