Missas de 7º dia em memória do bispo Dom Estanislau Amadeu Kreutz, ocorrem no sábado e no domingo na Catedral Angelopolitana em Santo Ângelo. O pároco da Catedral, Padre Rosalvo Frey, vai presidir a Missa no sábado às 17h, o Bispo Dom Liro preside a missa no domingo, dia 13, às 9h e padre Rosalvo Frey volta às 19h de domingo, com mais uma celebração em memória ao Bispo Dom Estanislau. Dia 13 de julho é um dia especial para Dom Liro, o atual bispo da diocese de Santo Ângelo, completa mais um ano de vida, 60 anos de idade.
Dom Estanislau faleceu na noite do último domingo, dia 6, às 23h20mim. A missa de corpo presente reuniu mais de 100 padres, todas as paróquias de Santo Ângelo estavam presentes, ainda marcaram presença, deputados, vereadores, prefeitos e, em torno de 7 a 8 bispos da igreja católica, também acompanharam a despedida, expressivo número de pessoas da comunidade que se uniram para orar e cantar no último adeus a Dom Estanislau Amadeu Kreutz. O Bispo estava com 86 anos de idade, o sepultamento ocorreu na segunda-feira, dia 07, em Santo Ângelo na Cripta da Catedral Angelopolitana, sendo o primeiro Bispo a ocupar um lugar no local que foi preparado, exclusivamente para este fim.
Padre Rosalvo Frey disse que “o momento falou por si, um registro que ficará na memória da comunidade e na história da diocese”. A marcante manifestação popular, a vibração das pessoas durante a missa de corpo presente, foram lembradas pelo padre, na compreensão do religioso, a momento foi a consagração legítima de uma trajetória exemplar, “pois Dom Estanislau era uma pessoa humana e sensível, que teve integral dedicação para a igreja e a comunidade”.
Padre Rosalvo disse que só testemunhou três missas de corpo presente com tamanha comoção popular. Destacou a missa celebrada em memória aos jovens que morreram na tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, do diretor geral da URI Santo Ângelo, Maurílio Tiecker, e agora do Bispo Dom Estanislau.