Um bebe recém-nascido foi encontrado vivo abandonado no cruzamento da Avenida Venâncio Aires com a Rua David Canabarro. O fato ocorreu quando dois soldados que faziam a ronda por volta das 5h e 40mim avistaram um volume que se encontrava no local. Ao se aproximarem os militares verificaram que se tratava de um bebê, que no momento estava dormindo. Segundo os militares o menino estava bem vestido e acondicionado em uma típica sacola de bebê e só veio a acordar no Hospital de caridade de Santo Ângelo.
O sargento Édson da Brigada Militar, que atendeu a ocorrência, disse que o bebê aparentava ter poucos dias de vida e estava protegida do frio por uma sacola de bebê com fecho. Pelo modo que o cordão umbilical estava, foi possível concluir que o parto não tenha sido realizado no Hospital local. O bebê estava dormindo e só acordou no Hospital de Caridade de Santo Ângelo, quando foi atendido pela pediatra Dra. Maria Antônia.
Em um telefonema anônimo recebido por um veículo de comunicação da cidade, uma mulher comunicou que o parto teria sido realizado em menos de 24 horas, antes do fato se tornar público. O bebê foi atendido no HSA pela pediatra Dr. Maria Antônia, que inspirada no evangelho, nomeou simbolicamente o menino de Matheus. Maria Antônia não deu mais explicações, mas disse que, provavelmente, o menino teria nascido a menos de 24h.
Segundo a conselheira Eunice Strohschoen o bebê permanece no hospital em observação, logo após a alta o Conselho irá encaminha-lo ao Lar do Menino ou ao Centro de Acolhimento Martin Lutero, até que a justiça determine outro procedimento. No conselho tutelar do município o conselheiro Fábio Hávila da Silva foi quem atendeu o caso.