Quem nunca comprou uma melancia vendida na beira da rua? A cena é cotidiana nesta época. O retrato foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 9 na Av. Getulio Vargas, onde encontramos vários pontos de comercialização. Até o inicio deste mês elas estão valorizadas, a expectativa é que o preço baixe. O Cepea esta emitindo boletins econômicos periódicos para ajudar o mercado regular o preço da fruta.
No início do ano a fruta que predominou no Ceagespe – Entreposto da Grade São Paulo foi a melancia gaúcha. Mas agora, inicia a colheita da fruta em cidades baianas e paulistas. Até o momento os preços se mantiveram elevados, considerando ainda que no Rio Grande do Sul teve uma quebra de 30% na produção neste ano.
A temporada de melancia no Rio Grande do Sul continua e com o início da safra em outras praças deve sobrar melancia no mercado e até baratear o preço. Contudo, fica a expectativa de comprar melancias mais baratas na segunda quinzena de fevereiro, pois além das safras de outros estados, no próprio Rio Grande do Sul inicia a colheita de melancias em Bagé.