Marco Cortez é empossado novo Governador do Rotary Club

1123 0

Em grande evento festivo no último sábado, dia 2, no Clube Gaúcho, representantes dos 54 clubes do Rotary em 35 municípios do Estado do Rio Grande do Sul deram posse ao governador do distrito 4660. Marco Antônio Cortez assume a governadoria na gestão 2011-2012. Ele substitui Antônio Carlos Felipe. Em pronunciamento, Cortez reforçou o caráter beneficente do clube e seu comprometimento com as comunidades. “Para ser rotariano, é preciso se importar com o próximo o suficiente para mudar vidas”, afirmou o governador.Ele reforçou ainda a necessidade de que cada cidadão identifique o que poderia ser melhorado e citou Mahatma Ghandi ao resumir “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”.
Falou ainda dos desafios do Rotary, como a modernidade, a aproximação com os jovens e a adaptação ao novo. Por fim, lembrou a importância de que cada um sonhe com um mundo melhor e não tenha medo de encarar o desconhecido para defender aquilo que acredita.
Em entrevista exclusiva ao Jornal O Mensageiro, Marco Antônio Cortez salientou sobre a importância em assumir a governadoria do distrito rotariano.
JOM – Qual a sua expectativa ao assumir os trabalhos no Distrito 4660?
Cortez – A expectativa é muito grande, especialmente quando estamos cientes de que devemos manter o distrito na atual liderança do estado (o maior do RS), e o décimo do Brasil, em número de rotarianos.
Continuar este crescimento é um compromisso que eu e os presidentes de clubes temos, juntamente com o crescimento das contribuições à Fundação Rotária, pois dela recebemos as verbas e as condições para a implementação de muitos dos projetos de Rotary, tais como intercâmbios, projetos às comunidades carentes e à juventude.
O período de preparação foi de dois anos e meio, e este período nos compromete mais ainda, pois tivemos um logo tempo para preparar o trabalho que descorreremos neste ano.
JOM – Assumir esta incumbência, que é ser Governador de um distrito de Rotary tão prestigiado, era uma meta de sua vida?
Cortez – Nunca foi uma meta, mas o trabalho realizado como Governador assistente há 3 anos, onde recebi reconhecimentos pelo crescimento social e as contribuições, me colocaram numa posição de destaque, e o Rotary Club de Santo Angelo me lançou candidato, posteriormente eleito.
JOM – Especificamente qual a função de um governador de Distrito?
Cortez – O Governador de distrito de rotary International tem uma função de liderança em sua região, sem poder interferir nas decisões de um clube. Ele tem a função principal de motivar a família rotária, estimular os clubes a realizarem projetos e ações sociais e de companheirismo, orientar na instrução rotária e na forma de como alcançar os objetivos, respeitando a individualidade e as características locais de cada clube, desde que todos, unidos, caminhem para a realização dos objetivos de Rotary e o desenvolvimento das ênfases presidenciais.
JOM – Quais ações o senhor pretende implementar durante a sua gestão como governador?
Cortez – A manutenção do crescimento do quadro social, com a criação de 3 clubes de Rotary, o incentivo à inclusão em Rotary das Novas Gerações,  um acentuado crescimento de ações sociais e projetos, e o crescimento do programa de intercâmbio de jovens que uma das maiores estruturas que temos e a que mais chama atenção da juventude.
JOM – Qual o papel da sua família nesta nova jornada?
Cortez – Em Rotary, sempre falamos: Primeiro família, depois trabalho e depois Rotary. Como governador, tudo isto fica em primeiro lugar, não há como separar, neste período de governadoria, família de trabalho e de Rotary.
As viagens, os contatos, os eventos e os programas de trabalho nos colocam 24 horas à disposição dos clubes e seus associados, por isso que a família vai junto a todo momento.

Neste artigo

Participe da conversa