A nova presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer será escolhida durante uma Assembleia Extraordinária a ser realizada no dia 3 de novembro, conforme edital emitido no dia 17 deste mês. Todas as associadas são convocadas em primeira chamada para as 18h.
A assembleia ocorre na sede social da entidade que se localiza na Av. Venâncio Aires, 1261, onde, além da apresentação das candidatas a presidente e vice-presidente é conhecida toda a composição da diretoria que deve ser aprovada para o exercício de 2015/16. A assembleia também serve para a prestação de contas da atual gestão. No mesmo local ocorre à posse das eleitas, ato marcado para as 20h.
A Liga
Atualmente a liga é presidida por Adriana Dorneles da Silva (presidente) e Stela Meotti (vice-presidente) e uma diretoria composta por 20 voluntárias. O serviço de apoio é prestado a homens e mulheres portadores (as) de câncer. No momento, 43 pessoas em tratamento são assistidas, mas além disso, a liga Feminina de Combate ao Câncer também trabalha para realizar exames preventivos.
A voluntária, Ivoni Pilau, conta que as atividades do grupo não se restringem a eventos sociais, mas principalmente no atendimento periódico na sede da entidade, onde, de segunda a quinta, esta aberta à comunidade entre 14h e 16h.
Entre as principais ações do grupo é possível destacar a doação de medicamentos, vale passagem para auxiliar no deslocamento aos centros de tratamento, coleta de preventivos, exames clínicos das mamas e o suporte psicológico. Este último, feito todas as sextas-feiras, em uma reunião acompanhada por uma psicóloga voluntária.
O trabalho de prevenção, onde as pessoas da comunidade procuram a entidade para realizarem a coleta do material para o preventivo ginecológico, é realizado nas terças-feiras, quando também é possível fazer o exame clínico das mamas.
Todo este trabalho é feito por uma rede de profissionais e prestadores de serviços que auxiliam as ações da Liga Feminina de Combate ao Câncer de modo voluntário, ou cobrando preços simbólicos.
Para auxiliar com as atividades assistenciais da entidade a comunidade pode adquirir as camisetas disponíveis na sede liga, onde também existe um bazar com produtos novos, são postos à venda, tanto bijuterias, quanto confecções.
O local onde funciona a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Santo Ângelo é cedido pelo poder público municipal.