Depois das convenções partidárias realizadas na última semana quatro chapas devem ser apresentadas aos 61,5 mil eleitores de Santo Ângelo. Em relação ao ano anterior, os candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade terão a metade do tempo para convencer os eleitores, pois neste ano o período de propaganda inicia no dia 16 agosto e, pela primeira vez, será de apenas 45 dias. O PP e o Democratas unirão forças para a disputa, do mesmo modo o PMDB e o PR. Já o PDT e PT indicarão chapas com candidatos próprios. Se o quadro eleitoral se mantiver os santo-angelenses terão quatro opções de escolha mais o voto para vereador.
O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV inicia no dia 26 de agosto e também foi diminuído de 45 para 35 dias (em primeiro turno). As duas reduções de períodos foram determinadas pela reforma eleitoral de 2015.
A corrida eleitoral propriamente dita inicia depois que os partidos políticos e coligações apresentarem os pedidos de registro de candidatos ao respectivo cartório eleitoral. O prazo termina às 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.
Chapas que serão apresentadas ao eleitorado santo-angelense:
– Paulo Azeredo (PP) e Fernando Diel (Democratas)
– José Lima Gonçalves (PMDB) e André Marques (PR)
– Jacques Barbosa (PDT) e Bruno Hesse (PDT)
– Paulo Leal (PT) e Cênio Back Wayi (PT)
Perfil do eleitorado quanto ao grau de instrução