Mais candidatos e menos tempo de campanha

Neste ano os partidos terão 45 dias para convencer os eleitores. Quatro chapas devem concorrer à prefeitura de Santo Ângelo. e na terça-feira, dia 16, inicia o período...

2491 0

candidatos 2016Depois das convenções partidárias realizadas na última semana quatro chapas devem ser apresentadas aos 61,5 mil eleitores de Santo Ângelo. Em relação ao ano anterior, os candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade terão a metade do tempo para convencer os eleitores, pois neste ano o período de propaganda inicia no dia 16 agosto e, pela primeira vez, será de apenas 45 dias. O PP e o Democratas unirão forças para a disputa, do mesmo modo o PMDB e o PR. Já o PDT e PT indicarão chapas com candidatos próprios. Se o quadro eleitoral se mantiver os santo-angelenses terão quatro opções de escolha mais o voto para vereador.
O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV inicia no dia 26 de agosto e também foi diminuído de 45 para 35 dias (em primeiro turno). As duas reduções de períodos foram determinadas pela reforma eleitoral de 2015.
A corrida eleitoral propriamente dita inicia depois que os partidos políticos e coligações apresentarem os pedidos de registro de candidatos ao respectivo cartório eleitoral. O prazo termina às 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

Chapas que serão apresentadas ao eleitorado santo-angelense:
– Paulo Azeredo (PP) e Fernando Diel (Democratas)
– José Lima Gonçalves (PMDB) e André Marques (PR)
– Jacques Barbosa (PDT) e Bruno Hesse (PDT)
– Paulo Leal (PT) e Cênio Back Wayi (PT)

Perfil do eleitorado quanto ao grau de instrução

Gráfico elaborado com base nos dados disponibilizados do Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2016
Gráfico elaborado com base nos dados disponibilizados do Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2016
Neste artigo

Participe da conversa