Inicia hoje o Horário de Verão 2014/2015

857 0

Começa à meia-noite de hoje, dia 18, o horário de verão 2014/2015.  Este ano o horário de verão, que, será estendido em uma semana, por causa do carnaval. os relógios têm de ser adiantados em uma hora nos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão. A mudança de horário vai até 22 de fevereiro de 2015.
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, algumas pessoas esqueçam de ajustar os relógios.
A medida é adotada para economizar energia no horário de maior consumo. Pela estimativa, o ganho econômico deve ser menor que o do horário de verão 2013/2014, quando chegou a R$ 405 milhões a economia com a redução da necessidade de energia de térmicas. Este ano a economia deverá resultar em R$ 278 milhões em termos de geração de energia térmica, informou o Ministério de Minas e Energia. No Brasil, a estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que representa 2.595 megawatts.

Neste artigo

Participe da conversa