Índios e brancos falam de cultura missioneira para alunos da rede municipal e estadual

684 0

Alunos dos terceiros, quartos e quintos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sargento Pedro Krinski e também do Onofre Pires participaram de um roteiro turístico e cultural organizado pela Rota Missões e Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da secretaria de Turismo.
A participação ocorreu em nível experimental, mas a ideia é que o projeto seja discutido e adequado para estender a todos os alunos e escolas interessadas.
No caminho percorrido pelos alunos são visitados pontos turísticos e recebem informações históricas sobre as missões.
Segundo o Secretário de Turismo e Esporte de Santo Ângelo, Marcos Mattos é uma aula na prática. A partir desta experiência será formatado um projeto para que os alunos do município conheçam melhor a história da nossa região. Em conjunto com secretaria de educação será cogitada a possibilidade de trazer uma turma por escola.
Na tarde de terça-feira, dia 01, alunos foram recebidos na rua Missioneira, pelo guia local e também por índios Guaranis, que contam a história conforme a cultura indígena. O rosto dos alunos foi pitado com um símbolo indígena, receberam uma Popygua (cajado) e conduzidos pela rua que dava acesso a antigo povoado. Rua que mantém o mesmo traçado da época das Missões até hoje.  Receberam informações históricas das Missões, pela visão da cultura Guarani e também do guia vinculado a agência Caminho das Missões. Os índios mostram armadilhas usadas nas práticas de caça e o guia conta os fatos históricos conhecidos da cultura dos brancos.
Para encerrar as atividades visitaram a igreja e o museu da cidade de Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa