A caminhada da APAE será realizada hoje, a partir das 10h, quando alunos, familiares e professores partem da Praça Pinheiro Machado, seguem pela Rua Marques do Herval e chegam na Praça Ricardo Leônidas Ribas. Além da caminhada, que tem a finalidade de proporcionar a interação com a comunidade, será distribuído para os alunos um agasalho adquirido com recursos do Rugido do Bem.
A atividade encerra a programação da Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que iniciou no dia 21. Na quinta feira entre 14 e 15h30min foi realizado um pedágio informativo e distribuição de adesivos “Eu curto a APAE” entre os veículos que transitavam pela Rua Marechal Floriano em frente a “Praça do Brique”.
O tema eleito este ano foi “Inclusão se conquista com autonomia”. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Ângela Colla de Almeida, o currículo pedagógico da APAE é focado em desenvolver habilidades básicas e de gestão para o mercado de trabalho e afirma que a colocação profissional é um ótimo estímulo para elevar a autoestima e colaborar com o senso de identidade pessoal. Neste sentido, os alunos são incentivados a desenvolverem habilidades para que possam usar as cotas de emprego oferecidas por empresas locais.
A APAE atualmente tem 20 alunos inseridos no mercado de trabalho, o convênio com a Alibem, Senai, Maxxi Atacado, Nacional e Pompéia permite a inclusão profissional e socialização de seus alunos.
O Autismo, seus aspectos legais e clínicos em debate
OAB promove o diálogo sobre aspectos legais e diagnóstico precoce do Autismo. Em parceria com os pais de autista Andréa Compassi Benedetti e Fernando Benedetti a Comissão de Defesa da Cidadania, Diversidade e Inclusão social, trazem à Santo Ângelo com acesso gratuito duas palestras: “Lei Federal do Autismo e suas vivências” assunto que será abordado pela autora da Lei nº 12.764/2012, Berenice Piana, o outro assunto é “O Diagnóstico Precoce do Autismo” com a pedagoga Shahla Piana. O evento será realizado no dia 12 de setembro com início às 9h no prédio 13 da URI.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12, 8h – Credenciamento e palestra com Berenice Piana com o tema “Lei Federal do Autismo e suas vivências”. A Lei 12764/2012 leva o nome da palestrante, uma das principais responsáveis pela aprovação da lei no Congresso Nacional.
Dia 12, 13h30min – Paléstra com Shahla Piana “O diagnóstico precoce do Autismo (Pedagoga e pós-graduada em psicologia”)
Olimpíadas da OAB
O evento está inserido na programação da 2ª edição das Olimpíadas Culturais da OAB que está em andamento desde o início do ano letivo de 2015, abrange alunos das redes municipal e estadual do município. Os alunos realizam etapas internas e desenvolvem habilidades de oratória e artísticas como música, dança, desenho, declamação de poesia etc.
A culminância do projeto da OAB será em outubro. A 2ª edição das Olimpíadas Culturais da OAB recebeu recursos na ordem de R$ 200 mil oriundos de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, viabilizados por meio da Justiça do Trabalho.