IESA oferece novo curso de capacitação ao Magistério em Santo Ângelo

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O IESA oferece neste segundo semestre o curso de Capacitação de Professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesta semana, as professoras Vera Werle e Salete Oro Boff visitaram a redação do Jornal e Revista O Mensageiro para divulgar o novo curso de capacitação. “O Programa de Pós-Graduação e Extensão do IESA – PPGE distingue-se pela busca de excelência e dinamicidade, adaptando-se aos novos tempos e às necessidades do contexto regional. Os cursos aliam a teoria à prática e oferecem propostas modernas e alinhadas às exigências do mercado de trabalho”, diz a professora Salete.
A capacitação de professores em atendimento educacional especializado (AEE) tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. O decreto nº 3.298, define o AEE como “modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino”, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.
Para tanto, qualificar profissionais da área da Educação para a realização do AEE em Salas de Recursos Multifuncionais e ou Centros de AEE é urgente diante do processo de transição pelo qual passa a educação, a fim de viabilizar aos educadores o acesso ao conhecimento e subsídios para uma prática pedagógica que responda aos desafios do processo educacional inclusivo e contribua para o desenvolvimento e autonomia do aluno. “O público alvo são profissionais com formação em ensino médio em Magistério ou graduado em Licenciaturas, que atuam na docência de nível básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e formações específicas para a Educação Especial. As inscrições seguem até o dia 22 de agosto. As aulas iniciam no dia 2 de setembro, persistindo até o mês de dezembro. O investimento é de 18 parcelas de R$ 198, com 7% de desconto para egressos do IESA. Mais informações pelo telefone (55) 3313-1922.
Justificativa
A política de inclusão escolar, movimento que no Brasil ganhou força a partir dos anos 1990, é decorrente de uma luta mundial pela afirmação dos Direitos Humanos, constituindo-se num paradigma educacional. Tal paradigma conjuga como valores indissociáveis a igualdade e a diferença, enquanto forma de garantia da equidade formal de uma inclusão escolar pautada na valorização da diversidade cultural, étnica, social, física e cognitiva dos sujeitos, o que a diferencia substancialmente da concepção de integração, ideia que está na origem do processo de inserção das pessoas com deficiência no ensino regular.
Há um amplo aparato legal normatizando as políticas de inclusão escolar, sendo a sua principal referência no Brasil a Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 3º, inciso IV, traz como objetivos da República Federativa do Brasil “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Define em seu artigo 205 que a educação é um direito de todos, garantindo no artigo 206, inciso I, a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola”. Ainda no que tange a Constituição Federal, em seu artigo 208, assegura o Atendimento Educacional Especializado, devendo ser oferecido, preferencialmente, na rede regular de ensino.

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