Um jantar palestra que aconteceu na Associação Comercial e Indústrial de Santo Ângelo (ACISA) abriu a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na noite da última quinta-feira, dia 6, Simone Leite falou para uma plateia essencialmente feminina, abordando o tema “O Salto das Mulheres”.
Mas antes disso, ela falou com exclusividade para à equipe de reportagem do Jornal o Mensageiro. Na oportunidade Simone Leite, que é Diretora Administrativa, Financeira do Grupo Urano e vice-presidente de Integração da FEDERASUL, mandou um recado para todas as mulheres missioneiras.
“O maior desafio é resgatar a mulher que nos fomos sem prejuízo à mulher que somos”.
Para Simone Leite as mulheres já são independentes, tem alto grau de escolaridade, são empreendedoras e ainda tem tripla jornada. A palestrante afirma que a maior dificuldade do momento é conciliar todas as tarefas sem perder a feminilidade.
Quando questionada sobre o Porque as Mulheres fazem a diferença, ela destacou que “Fé, coragem e paixão são características femininas que podem contribuir com a Sociedade”.
Segunda a diretora, as diferenças entre homens e mulheres existem e ela acredita que um complementa o outro.
Vice-prefeita
Presente na noite da palestra, Nara Damião Makvitz, que em 140 anos de história da Capital Missioneira, é a primeira mulher que ocupa o cargo de vice-prefeita na Capital Missioneira. Na oportunidade aproveitamos para falar com ela sobre “O Salto das Mulheres”.
Nara afirma que a mulher construiu uma história de cidadania, independência e uma capacidade de reflexão, no entento isso demonstra o quanto ainda se tem que avançar.
Questionada sobre o jeito mulher de governar acrescenta que “a mulher aprende desde pequena a trabalhar em equipe. Na família é uma grande economista e faz com que os recursos da família sirvam para o bem estar de todos.”
Nara acredita que não devemos pensar em uma sociedade justa sob a ótica do homem ou da mulher. A política deve receber sim o olhar feminino. Mas ao lado de homens e mulheres é que vamos construir uma sociedade mais fraterna e justa”.
A vice-prefeita lembou de todas as mulheres, anônimas, quem de fato fazem a mudança no dia a dia junto de suas famílias e da comunidade.
Programação
Neste sábado, dia 8, acontece mais uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher em Santo Ângelo – comemorado hoje. A programação é promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, através do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
Com o tema “Mulheres em movimento”, a caminhada buscará destacar a luta pela garantia dos direitos e do respeito às mulheres. A atividade inicia às 9h com concentração e saída da frente da Catedral Angelopolitana.
Homenagem do JOM
No próximo dia 14 de março, o Jornal e Revista O Mensageiro estará homenageando todas as mulheres pela passagem do seu dia. Para isso, estará lançando sua consagrada 32ª edição da Revista O Mensageiro – Especial Mulheres Desta Terra – durante um delicioso jantar no salão principal do Clube Gaúcho.