Estourou o cano. E agora? Saiba como proceder

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Na manhã de segunda-feira, dia 3, um vazamento de água provocado pelo rompimento de um cano de amianto de 85 mm obrigou a Corsan – Companhia Rio-Grandense de Saneamento a interromper o fornecimento de água na Av. Brasil nas proximidades da Justiça Federal.
O condutor jorrava água próximo a esquina da Av. Getúlio Vargas. Para efetuar o conserto exigiu mais de 6h de trabalho da equipe técnica a serviço da Corsan. Para minimizar os transtornos em relação a falta de água, quando é realizado um conserto, a companhia prioriza os trabalhos que afetam o abastecimento, no entanto os técnicos recomendam que as residências possuam reservatórios, pois deste modo a maioria dos problemas desta origem não são percebidos.  

Quando a população constatar um vazamento de água nas ruas, como proceder?
1. Notificar a Central 24h da Corsan pelo telefone 0800 646 6444, o atendimento é gratuito. A pessoa vai relatar o fato e a devida localização.
2. Ordem de serviço – A notificação vai gerar uma ordem de serviço que chega até a equipe técnica da companhia. Dois modos de comunicação são adotados pelo sistema: por e-mail e também por mensagem SMS para um telefone celular. O serviço funciona 24h desde o ano de 2010. Fora do horário comercial existem servidores que estão de plantão, capazes de avaliar a gravidade, caso o problema afete o abastecimento o serviço é realizado, independente do horário. Caso o vazamento seja considerado de pouca vazão, que não interrompe o abastecimento, ele será realizado no horário comercial. Durante o horário comercial também é possível comunicar ocorrências pelo telefone do escritório central em Santo Ângelo pelo seguinte número telefônico: (55) 3312 6122.
3. A equipe técnica se desloca para o local da ocorrência e inicia o trabalho de localização do vazamento. Uma vez localizado, é feita a escavação e substituída a tubulação defeituosa. A equipe tapa o buraco, faz uma compactação leve e coloca pó de brita para evitar o barro.
4. Reposição do asfalto é realizada em até 7 dias e efetivada por uma empresa terceirizada que presta serviços à Corsan.  O atual gerente da Companhia, Osvaldo Zaltron, conta que a empresa contratada pode vir a utilizar todo o prazo contratual que é de sete dias para tapar mais de um buraco por vez, embora ele não considere uma regra, compreende que a empresa tem o direito de esperar mais de uma ocorrência para aproveitar melhor a força de trabalho das equipes, pois é necessário preparar o asfalto quente e realizar o serviço sem desperdício de tempo de mão de obra.
A gerência local da Corsan pede que a população entre em contato para comunicar transtornos, sejam causados por serviços mau executados ou por vazamento. Osvaldo Daldron considera importante a participação da comunidade na informação sobre os problemas detectados na rede de água.

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