Concluída a safra de soja em Santo Ângelo

1114 0

Na contramão das notícias publicadas na imprensa do estado, onde segundo dados preliminares ocorreu uma quebra na safra de soja que pode chegar até 50% em algumas regiões, a Capital das Missões tem visualizado uma boa colheita. Com praticamente toda área de soja colhida, os produtores tem o que comemorar e os dados oficiais serão divulgados na quinta-feira, dia 23, depois da reunião da Comea (Comissão Municipal de Estatísticas Agropécuárias).

 

Conforme informações preliminares fornecidas pela Emater/Ascar, Santo Ângelo possui uma área de 36.200 hectares de planta, a estimativa é de que ocorra uma produtividade média de 40 a 45 sacas por hectare.

 

A expectativa

No início do ano, devido às condições climáticas favoráveis se especulou que esta safra poderia ser recorde, podendo alcançar a produtividade de 50 sacas por hectare. Porém, no mês de março, período vital para planta, quando ocorre o enchimento dos grãos, as chuvas foram escassas, prejudicando algumas áreas plantadas.

Outro fator que prejudicou soja foi a alta incidência de ferrugem asiática, que é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e causa uma redução na produção de grãos.

De acordo com o chefe do escritório da Emater/Ascar de Santo Ângelo, o engenheiro agrônomo Alvaro Uggeri, mesmo que a safra não tenha alcançado a expectativa inicial, esta foi uma colheita satisfatória e dentro da média estadual de 43,41 sacas e nacional que gira em torno de 47 sacas (conforme dados da Embrapa do ano anterior) . “Esta sem dúvidas está sendo uma colheira satisfatória, atingindo bons picos de produtividade. Mesmo com a falta de chuva no último mês, a colheita tem agradado aos produtores”, revela o agrônomo.

 

A reunião

A reunião da omissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea) deve ocorrer na quinta-feira, dia 23, durante encontro mensal, na sede da agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com início às 8h30min.

 

Milho

A safrinha do milho, que tem uma área plantada de 850 hetares, está sendo favorecida pelas boas condições climáticas.

Sistema Troca-Troca – A Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Ângelo, está comunicando aos produtores que retiraram as sementes de milho do Sistema Troca-Troca, que o prazo de pagamento se encerra no dia 30 de abril.

Neste artigo

Participe da conversa