Como eles crescem no solo da Fenamilho?

Como as diferentes variedades de milho reagem a adubação química(NKP) e a cama de aviário, considerando diferentes condições hídricas? Uma área experimental está em análise no Parque de...

2019 0

Milho Crioulo 02Dez diferentes variedades de milho incluindo sementes crioulas e híbridas estão sob análise de estudantes e pesquisadores da URI e do IF Farroupilha de Santo Ângelo. No Parque de Exposições Siegfried Ritter foram plantadas 14 parcelas, nas quais os pés de milho estão submetidos a diferentes condições de umidade e adubação. No experimento que será concluído durante a Fenamilho Internacional uma área total de 1200m2 foi dividida em dois campos de análise, um deles recebe irrigação por aspersão e o outro é cultivado na modalidade sequeira (sem irrigação).
Ambos os campos receberam no dia 20 de janeiro sementes crioulas proveniente de agricultores familiares, mas também hibridas de alta produtividade. Estas plantas estão servindo de objeto de pesquisa, ensino e extensão que envolve os alunos e professores dos Cursos de Agronomia da URI, do Técnico em Agricultura do IF Farroupilha e ainda conta com a colaboração da Cotrisa, Pioneer, Emater e Secretaria Municipal de Agricultura.
O desenvolvimento dos pés de milho de diferentes espécies esta sendo observado levando em conta a fertilização feita a partir de adubo químico NPK e “Cama de Aviário” (material que contém esterco de aves). As sementes crioulas são “Varietal Bandeirantes” (preservado na região e fornecido pelo “Comercial Lopes”), “Tupi Laranja” (semente crioula certificada pela Embrapa) e “Milho Colorido” (semente rústica obtida em sistemas de troca entre agricultores familiares). Também compõe as parcelas sementes híbridas comerciais da Pioneer P-3340WYR, P-3431VYH, P-30f53VYHR, P-3222YHR, P-1680VYH.
Este espaço também estará aberto para a visitação durante a 18ª Fenamilho Internacional que ocorre de 29 de abril a 7 de maio, onde ocorrerá o encerramento nacional da colheita do milho. Até o momento, além da correção do solo com calcário, foi realizada adubação química, aplicação de inseticida e ainda aplicação de fertilizante biológico denominado Óleo de Neem.

Sementes crioulas:

As sementes de milho crioulo fazem parte da biodiversidade regional, são sementes que guardam a genética de plantas selecionadas pelos agricultores. Variedades que ao longo de anos se adaptaram as condições climáticas e de solo da região. Plantas que podem apresentar rusticidade e serem menos suscetíveis a doenças, insetos e até alcançar produtividade relativamente elevada. Estes grãos podem agregar valor aos objetivos de cada propriedade rural, mesmo sendo consideradas menos produtivas que as variedades comerciais, podem ser cultivadas com objetivos específicos atendendo a vocação de cada produtor.

Neste artigo

Participe da conversa