Colheita da soja encerra com rendimento histórico

Produtividade da soja ultrapassou as expectativas. A média de Santo Ângelo foi de 60 sacas/ha. A quantidade é a maior da história, enquanto a cultura do trigo, que...

1859 0

Lavouras de InvernoOs dados da produtividade de soja foram consolidados em Santo Ângelo. A safra foi concluída e a produção média da principal cultura de verão (soja) ficou em 60 sacos/há, superando a expectativa inicial de média que era de 55 sacos/ha. A área plantada foi de 40 mil hectares e a conclusão foi realizada durante a reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (COMEA), realizada na manhã de ontem, dia 22.
O rendimento da soja nas lavouras de Santo Ângelo foi considerado acima da média histórica e compôs um cenário animador para os produtores da oleaginosa na região das Missões e Noroeste. A produtividade acima da média é atribuída a boas condições climáticas e ao investimento correto em tecnologia de plantio, como adubação e controle fitossanitário. A cotação da soja no mercado internacional e a valorização do dólar frente ao real, fecha o contexto favorável do produtor neste ano.
O milho convencional plantado no município (3000 ha) também teve o índice de produtividade oficial do Município fixada em 130sc/ha. Planta-se 900 hectares irrigados e nestas áreas houve uma frustração de produtividade devido a fenômenos climáticos (vendavais), sendo fixada a 166sc/ha, índice aquém do esperado pelos produtores.
Participam deste levantamento estatístico, representantes de entidades ligadas à agricultura como: Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Secretaria Municipal da Agricultura, Cotrisa, Camera, Banco do Brasil (BB), Associação dos Produtores de Sementes do Sul (Apassul), IF Farroupilha e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.

Culturas de inverno
Neste mesmo encontro os membros da comissão fizeram um levantamento preliminar da área que será plantada com culturas de inverno em Santo Ângelo, concluindo que o trigo terá mais uma redução na área, cerca de 20% menor que no ano anterior.
O coordenador regional do IBGE, Milton Paulo Justin Boelke, avaliou que nos últimos quarto anos a área plantada com o trigo reduziu em 50%. A estimativa de área foi fixada inicialmente em 7,2 mil ha. Produtores de Santo Ângelo ainda plantam aveia branca 3000 ha e aveia preta 4000 ha. Vale lembrar que as culturas de aveia que entram nesta estatística são destinadas a colheita e comercialização do grão.
Em Santo Ângelo ainda são feitas plantações de aveia e azevém para pastagem e áreas com cobertura de pousio (Pousio é nome que se dá ao descanso ou repouso proporcionado às terras cultiváveis, interrompendo-lhe as culturas para tornar o solo mais fértil. Além desta finalidade, pode ser usado como meio de controle de ervas daninhas, consorciada a outras práticas, como a rotação de culturas e plantio de plantas chamadas forrageiras).

Reunião do COMEA

Neste artigo

Participe da conversa