CAPS AD passará a atender 24 horas em Santo Ângelo

953 0

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprovou projeto de lei que prevê a contratação de 29 profissionais da área da saúde. O objetivo é possibilitar a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III).

 

A nova modalidade de serviço visa assistir dependentes químicos 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Conforme justificativa atrelada ao projeto, recentemente a estrutura física do Centro sofreu readequações no sentido de possibilitar a alteração, bastando, agora, a contratação de recursos humanos para que a ampliação dos serviços seja efetuada.

A matéria prevê a contratação de dois médicos, sete enfermeiros, nove técnicos de enfermagem, seis monitores de saúde e assistência, uma cozinheira, um fisioterapeuta, um psicólogo, um servente e um professor de educação física.

 

Emenda ao projeto

O projeto foi aprovado por unanimidade com a inclusão de emenda substitutiva apresentada pelos vereadores Osvaldir Ribeiro de Souza (PMDB), Jacqueline Possebom (PDT) e Lauri Juliani (PDT).

A emenda trata do método de contratação dos referidos cargos, que para os edis, deve ser realizada através de processo seletivo feito por empresa contratada e qualificada para tal função e com o acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde.

 

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD III

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os CAPS AD 24 horas oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS AD III tornam possível atender aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

Neste artigo

Participe da conversa