Articulador da Secretaria da Educação visita a 14ª CRE

884 0

O Diretor do Departamento de Articulação com os Municípios Itamar Baptista Chagas passou por Santo Ângelo na segunda-feira, dia 27, quando concedeu entrevista coletiva à imprensa e falou sobre o fortalecimento de ações de cooperação entre governo do Estado e municípios. Entre os temas tratados é possível destacar as diretrizes para o sistema de educação estadual como implantação da escola em tempo integral, mediação de conflitos, o cumprimento da lei que instala as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVE e a gestão democrática de governo na área escolar.

 

O articulador Itamar exemplificou que no transporte escolar o governo do estado investe cerca de 110 milhões, além deste exemplo, o diretor mencionou que é necessário otimizar o uso de espaços públicos como ginásios e salas de aula, neste sentido, o dialogo mantido com a coordenação pretende fortalecer a relação e facilitar a rotina de ambas as esferas, estadual e municipal. Além disso, a parceria que existe entre os estagiários dos cursos de magistério que encontram na rede municipal um modo de concluir o processo de aprendizado.

O Diretor do Departamento de articulação Itamar Baptista Chagas também trouxe o recado do governo estadual quanto ao momento de austeridade imposto pelo Governo, “é necessário fazer mais com menos, cortar 35% dos cargos em comissão e reduzir em 20% o orçamento”.

Tania Santigo explicou sobre as diretrizes governamentais para as 40 escolas e 11 municípios que compõe a regional, lembrou que até o final de 2024, a meta é implantar a educação integral em 1.182 escolas em todo o estado, na regional a Escola Estadual de Ensino Médio Unírio Carrera Machado (CIEP) em Santo Ângelo e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP de Cerro Largo já possuem aulas em tempo integral, além de fortalecer com aporte humano e de infraestrutura as escolas que já estão neste sistema, o governo tem a missão de iniciar a integralidade nas escolas Madre Catarina Lepori, em Santo Ângelo, e Escola Estadual Antonio Sepp, em São Miguel, que são candidatas a iniciar o processo.

Outro eixo que faz parte das diretrizes de governo para a educação diz respeito à mediação de conflitos, onde existe a necessidade de treinar e orientar agentes que devem atuar na solução, desde a violência escolar, até a interação com a comunidade. Ainda neste tema a implantação das CIPAVEs – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, também determinada por lei de autoria da primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori.

Itamar Baptista Chagas seguiu para Três de Maio onde faria uma palestra para Secretários da Educação durante a realização da Expofeira.

Neste artigo

Participe da conversa