O duto de águas pluviais da Rua Tiradentes não suportou o volume das chuvas registradas nos últimos meses e evidenciou um problema que já é típico no município. A vazão da água é superior a capacidade dos tubos utilizados. O fato causa a deterioração dos asfaltos e calçamentos. A foto foi registrada na manhã de ontem e mostra que a infiltração da água já danifica a pista de rolagem e obriga os motoristas a usarem o centro da rua.
O asfalto da Rua Tiradentes no trecho entre a Av. Getúlio Vargas e ERS 344 é novo, uma das melhores vias do município. No início do ano de 2015 o trabalho de asfaltamento da rua foi concluído, inclusive com a acessibilidade nos passeios e remoção de uma camada asfáltica em pontos críticos. A obra custou para o município R$ 1.006.501,49. Os recursos para a remodelação foram do Programa Pimes Badesul e o valor financiado começa a ser pago no início do deste ano.
Problema semelhante, onde a bitola dos tubos não corresponde a necessidade de escoamento, ocorre na Av. Salgado Filho na Zona Norte do Município. Naquele local o fato já é mais conhecido da população e um problema histórico. No entanto, quem mora nas áreas mais baixas vê o asfalto sendo levado e os buracos se abrindo toda vez que a chuva é mais intensa no município, inclusive prejudicando a entrada em garagens de residências. A água desce em direção a rótula que liga a Salgado Filho com a Av. Getúlio Vargas, Perimetral e Rua Universidade das Missões.
Paralelo a Av. Salgado Filho na Travessa José Alcebíades de Oliveira, a secretaria de obras do município já fez varios reparos na tubulação, no entanto, as equipes fecham um buraco em um ponto da travessa e reaparece noutro. Contudo é notável que a bitola dos canos é insuficiente para dar a vazão necessária sem causar danos as ruas e aos moradores de Santo Ângelo.
Secretaria de Transportes iniciou a recuperação de estradas do interior
Após os estragos causados pelas chuvas, a Secretaria de Transportes iniciou um cronograma que prevê a recuperação de estradas no interior de Santo Ângelo. Os trabalhos iniciaram na quinta-feira, dia 24 de dezembro, com o objetivo de resolver os problemas causados pelas intensas precipitações pluviométricas registradas. Segundo o secretário de Transportes, Vilson Zago Müller, os trabalhos estão concentrados nos trechos mais danificados e para melhorar as condições de trafegabilidade emergencialmente.
Müller ressaltou ainda que esse tipo de trabalho só está sendo possível em virtude da aquisição de novas máquinas – motoniveladora, escavadeira hidráulica de esteiras, rolo compactador, trator e caminhões adquiridas no início de 2015.
Inicialmente, foram recuperadas as estradas de Timbaúva, Distrito São Pedro, Municipal, Evangélica, Independência, Ressaca do Wächter e Ressaca do Buriti.