A despedida de Dom Estanislau Amadeu Kreutz

1008 0

Em uma só voz a comunidade cantou e orou para se despedir do Bispo Dom Estanislau Amadeu Kreutz. A trajetória do religioso foi celebrada com emoção pelos católicos de Santo Ângelo e também da região, que lotaram a Catedral Angelopolitana na tarde de segunda-feira, dia 07. Há oito meses Dom Estanislau se tratava de um câncer no pâncreas e o estado de saúde se agravava, pois sofria de diabetes e do Mal de Parkinson, veio a falecer aos 86 anos de idade, na noite de domingo, dia 06, às 23h20mim. O sepultamento ocorreu na segunda-feira, dia 07, em Santo Ângelo na Cripta da Catedral Angelopolitana.
Dom Estanislau é o primeiro bispo a ser sepultado na cripta da catedral. O local tem acesso por uma escada logo ao final do altar e foi construída com esta finalidade. A missa de corpo presente emocionou, tanto pela lembrança da trajetória do religioso, quanto, pela maciça presença dos fieis que lotaram a igreja, que de mãos dadas entoaram em uma só voz os cânticos e preces em prol de Dom Estanislau Amadeu Kreutz.
O pároco da Catedral, Rosalvo Frey, destaca que Dom Estanislau foi uma pessoa que doou a vida pela igreja e para o povo de Deus. O legado de simplicidade, alegria, devotamento e compromisso com questões da alma humana resumem as opiniões sobre o legado humanitário do Bispo. Em vida Dom Estanislau já dizia “Não se preocupem com riquezas e com o corpo, mas sim com a alma”.  
Dom Estanislau Amadeu Kreutz assumiu o Bispado da Diocese Angelopolitana em 1973, quando deixou o cargo, Don Aloísio Lorscheider, primeiro bispo desde que foi instalada a diocese em 12 de junho de 1962. O bispado de Dom Estanislau terminou em 15 de junho de 2004, aos 76 anos de idade. Atualmente era bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo. Agora na cripta da Catedral repousa o corpo do primeiro Bispo alí sepultado Dom Estanislau Amadeu Kreutz.
Dom Estanislau nasceu em Santo Cristo, em 1 de julho de 1928. Formou-se em Filosofia em 1950 e em Teologia em 1954. Foi ordenado padre em 28 de novembro de 1954, com 26 anos de idade. Especializou-se em Sociologia Religiosa em 1963, e fez Doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade de Santo Tomás, entre 1964 e 1967, em Roma, na Itália. Hoje a Diocese é composta por 40 paróquias e está sendo conduzida pelo quarto bispo. No dia 16 junho, Dom Liro, completou um ano de Bispado.
A Diocese Angelopolitana é uma divisão eclesiástica da Igreja Católica sediada em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Pertence à Província Eclesiástica de Santa Maria, sediada na Arquidiocese de Santa Maria, região Sul 3 pela divisão da CNBB. Foi criada em 22 de maio de 1961, desmembrando-se da Diocese de Uruguaiana, pela Bula Apostolorum Exemplo, do Papa João XXIII e instalada no dia 12 de junho de 1962.

Legislativo manifesta voto de pesar
A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo vem a público manifestar seu mais profundo pesar pelo falecimento do bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, Dom Estanislau Amadeu Kreutz, ocorrido ontem, dia 6.
Em sua trajetória episcopal, Estanislau destacou-se pelo trabalho caridoso que desenvolveu junto à comunidade. Diante do fato, o Poder Legislativo de Santo Ângelo manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Dom Estanislau e gratidão à dedicação junto aos santo-angelenses.

Neste artigo

Participe da conversa