Texto e Edição – Marcos Demeneghi
No ano em que a Campeã Ferro, Aço e Acabamentos completa 28 anos, Mário Bohrer aceita falar sobre a trajetória da Campeã. Na visão deste empreendedor, não são todas as empresas que chegam com saúde e sucesso nesta idade.
Além disso, lembra que a história deste nome é anterior ao ano de 1990, quando assumiu novos desafios no comando desta frente de trabalho. Das raízes ao presente, saiba como a força do ferro, a relação com os serralheiros e a história anterior da marca influenciaram no sucesso desta empresa, genuinamente santo-angelense.
A CAMPEÃ: A marca Campeã tem uma relação estreita com os moradores de Santo Ângelo e região, foi registrada no ano de 1964 e ficou conhecida pela atuação industrial no setor da metalurgia.
Com o fim das atividades industriais e dissolução da Campeã SA, no ano de 1990, o administrador de empresas, Mário Bohrer abriu uma frente de trabalho focada no comércio de produtos siderúrgicos que atendia varejo e atacado e, deste modo, manteve a marca presente na comunidade e aproveitou a força do ferro para enfrentar novos desafios.
NOS ANOS 90: A nova frente de trabalho que usava a marca Campeã atuava no atacado, no varejo e recebia a denominação “Campeã Ferro e Aço”. Neste período conquistou o reconhecimento regional estabelecendo uma relação de confiança com fornecedores granjeados no passado, quando atuava no setor industrial.
Mas foi nesta época que conquistou fiéis clientes e se posicionou no mercado regional, pois se tornou uma referência no fornecimento de ferro e aço, sustentando esta história com raízes santo-angelenses.
NA VIRADA DO MILÊNIO: Ocorreram novas mudanças no comportamento comercial das indústrias siderúrgicas e mais uma vez a administração da Campeã decidiu diversificar e apostar no potencial da cidade, focando na venda a varejo. Surgiu então a Campeã Ferro, Aço e Acabamentos.
A mudança no nome fez jus ao “mix” de produtos que ampliou o raio de atuação do empreendimento, pois passou a ofertar também acabamentos de alto padrão para quem está construindo.
O POSICIONAMENTO ATUAL
DA MARCA CAMPEÃ
O empreendedor Mário Bohrer divide o sucesso administrativo e gerencial com seus colaboradores, principalmente Carlos Alberto Gonçalves, que hoje é sócio cotista na Campeã e ele chama informalmente de “funcionário fundador”.
Bohrer valoriza o quadro funcional, o qual considera suficientemente qualificado para oferecer soluções adequadas para a situação de cada cliente que entra na loja.
Ao falar dos colaboradores Mário afirma que o atendimento da campeã é feito por especialistas, que sabem vender ferro para a construção, mas também dominam as técnicas de decoração de ambientes e conhecem os materiais que estão em conformidade com as novas tecnologias e tendências de mercado. Além disso, os vendedores tem autonomia de compra para melhor assessorar os clientes com agilidade permitindo o bom andamento das suas obras.
O “SENHOR SERRALHEIRO”
Bhorer reconhece que os serralheiros são atendidos na campeã desde o início desta história e continuam presentes valorizando a marca Campeã. Por este motivo usa o pronome “Senhor Serralheiro” para se referir a esta classe profissional.
A força do ferro e o Sr. Serralheiro estiveram presentes nesta trajetória de 28 anos. Em todas as fases e momentos econômicos, na época de venda no atacado e agora quando a empresa ampliou a gama de produtos, vendendo acabamentos no varejo, esta classe sempre foi uma aliada nos negócios encontrando as mais variadas opções em ferro que é símbolo de uma marca Campeã.