

“Campori de Desbravadores do Noroeste” reuniu 1200 adolescentes de 10 a 17 anos em Santo Ângelo. O evento regional iniciou na sexta-feira, dia 11 no Parque de Exposições Siegfried Ritter. Foram recepcionados 50 grupos que literalmente acamparam no Parque até o meio-dia de segunda-feira, dia 14. Participaram jovens de todos os credos, no entanto, os grupos de desbravadores são coordenados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Portanto, além da conotação social o encontro também tem viés religioso, pois trabalha valores de boa convivência respaldados pela moral Cristã.
No Campori os jovens com até 15 anos são participantes e os demais, de 16 e 17 anos, são líderes que organizam a rotina. O encontro simula uma situação real de vida na mata. Nos encontros semanais realizados em cada uma das cidades participantes, durante todo o ano estes jovens são incentivados ao aprendizado de técnicas de sobrevivência. Durante o evento eles também cumprem provas que conferem distintivos e aptidões que demarcam a hierarquia de merecimento dentro do movimento de Desbravadores.
Os Jovens montam suas barracas e tiveram a missão de manter toda a infraestrutura de sobrevivência, inclusive a preparação dos alimentos que foram consumidos no encontro. O assessor de comunicação informou que o movimento de desbravadores é mundial e ocorrem encontros em diversos níveis, o encontro da Região Sul, que reuniu jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catariana e Paraná, recebeu cerca de 18 mil jovens.
A cidade de Santo Ângelo foi escolhida para sediar o Campori pela localização geográfica que facilita o deslocamento dos 50 grupos que pertencem a regional noroeste, que compreende desde o município de Uruguaiana até Carazinho. Neste encontro, é incentivada a prática dos ensinamentos, tanto de sobrevivência, quanto cristã, respeitando os espaços dos demais participantes, bem como os espaços públicos em que transcorrem. Os organizadores encontraram o Parque de Exposições com muito lixo deixado pelo público que assistiu o Show Cabaré de Leonardo e Eduardo Costa e prometeram entregar em perfeitas condições.

