Inaugurado em 19 de setembro de 1954, em uma partida amistosa entre Grêmio e Nacional do Uruguai, vencida pelo tricolor gaúcho por 2 a 0, com gols de Vítor. No próximo domingo, dia 2 de dezembro, às 17h, o Grêmio enfrenta o seu maior rival no último clássico Gre-Nal, e também última partida, da história deste estádio. Afinal, no dia 8 de dezembro, às 20h, em um amistoso entre Grêmio e Hamburgo da Alemanha será ianugurada a Arena do Grêmio, o novo estádio do clube.
O dia 2 de dezembro será histórico. O último clássico de um estádio inaugurado em 1954. A vitória confirma a classificação sem precisar jogar em janeiro, o que beneficiaria o planejamento. E ainda sem contar a “corneta” que pode acontecer com um resultado negativo frente aos colorados. Eis que o primeiro clássico Gre-Nal da história do Estádio Olímpico foi vencido pelo Internacional por 6 a 2, no ano de 1954. O Colorado voltou a patrolar no estádio do rival no campeonato brasileiro de 1997, quando em um show de “Fabiano Cachaça” venceu o Grêmio por 5 a 2, sob o comando de Celso Roth.
Inauguração do Olímpico
Grêmio: Sérgio; Roberto, Enio Rodrigues e Orli; Sarará e Itamar; Tesourinha, Milton Kuelle, Camacho (Vitor), Zunino e Torres (Jorginho). Técnico: László Székely.
Nacional de Montevidéo: Veludo; W. Gonzalez, Blanco e Leopardi; Santamaria e Cruz; Orellano (Mañana), Quiroga, Mendez, Romerito (Julio Perez) e Escalada.
As grandes vitórias
No Estádio Olímpico, o Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América em 1983, ao derrotar o Peñarol do Uruguai na final por 2 a 1. O bicampeonato da Copa Libertadores da América (1995) foi conquistado na Colômbia. A Recopa Sul-Americana (1996), foi conquistada diante do Independiente da Argentina, em uma partida realizada no Japão. Assim como o Mundial de Clubes em 1983, foi conquistado também no Japão, após vitória de 2 a 1, diante do Hamburgo da Alemanha.
No Olímpico, o Grêmio conquistou o bicampeonato brasileiro (1996), após a vitória diante da Portuguesa por 2 a 0. Na primeira conquista do Brasileirão, em 1981, a vitória e o título vieram de São Paulo/SP, quando o tricolor gaúcho calou o Morumbi diante do tricolor paulista.
No Estádio Olímpico, o Grêmio conquistou a Copa do Brasil em 1989, com a vitória de 2 a 1 diante do Sport Recife. Em 1994, após vitória de 1 a 0 diante do Ceará, o Grêmio conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil no Estádio Olímpico. As conquistas de 1997 e 2001 foram realizadas longe de casa. Em 1997, o Grêmio ergueu o tricampeonato da Copa do Brasil após empatar em 2 a 2 com o Flamengo no Maracanã e em 2001, foi tetracampeão da Copa do Brasil após vencer o Corinthians no Morumbi. Já a conquista do campeonato brasileiro – Série B, em 2005, foi comemorada longe do Estádio Olímpico, ocorreu após a vitória de 1 a 0 do Grêmio diante do Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco.
Números
No Estádio Olímpico ocorreram 122 clássicos Gre-Nais em 58 anos. Foram 41 vitórias do Grêmio, 33 vitórias do Inter e 47 empates. No total da história foram 393 clássicos, com 147 vitórias do Inter, 121 empates e 125 vitórias do Grêmio.
Campeonato Brasileiro
O Grêmio chega na última rodada do campeonato brasileiro na vice-liderança com 70 pontos e a vaga já garantida na Copa Libertadores da América em 2013. Além disso, com a mudança no regulamento, o Grêmio disputa a Copa do Brasil em 2013, mesmo estando na Copa Libertadores da América, entrando direto nas oitavas de final da competição.
O Internacional já garantiu a participação na Copa Sul-Americana em 2013. Em 9º lugar no campeonato brasileiro, o Colorado não tem mais nenhum objetivo no certame.
Última Volta Olímpica
Para os registros da história do Estádio Olímpico, a última volta olímpica realizada no estádio foi a conquista do campeonato gaúcho do Internacional em 2012, onde o meia argentino D’Alessandro deu a volta olímpica com a taça nas mãos.
Inauguração da Arena
O Hamburgo da Alemanha, equipe que decidiu o Mundial de Clubes com o Grêmio em 1983, será o adversário do Grêmio na abertura da Arena no sábado, dia 8, às 20h. A última vez em que o Hamburgo esteve em Porto Alegre/RS foi em 1991, quando venceu um amistoso com o Internacional por 1 a 0, na estreia do meio-campo Cuca com a camisa colorada.