Quem já foi aluno do professor Raul Sawitski sabe que o princípio de seu trabalho se resume em três atos: responsabilidade, comprometimento e dedicação. Não foi diferente em seu trabalho na ASAF como treinador. Quando assumiu a equipe, formada por diversos pratas de casa e sem muitos recursos para grandes investimentos, Sawitski sabia das dificuldades que iria enfrentar pela frente na Série Prata.
E o que marcou o seu trabalho foi a primeiramente a competência da direção da equipe, ao confiar no professor e deixá-lo à vontade para fazer da ASAF uma equipe vencedora. Em segundo instante, a humildade do professor Raul foi fator decisivo, eis que em cada rodada ele foi enfático: “uma coisa de cada vez, não podemos pensar em título antes de obter a classificação”, sempre foi este o seu discurso em quadra.
Durante a semana que antecedia a grande decisão das semifinais da Série Prata, o técnico Raul Sawitski deixou claro que haveria muito empenho, velocidade e raça de seus comandados. E não foi diferente. Precisando reverter a derrota de 3 a 1 sofrita pelo União em Nova Prata, era necessário vencer no último sábado, dia 20.
E assim foi. Na presença de um ótimo público, a ASAF fez 3 a 1 no tempo normal, com gols de Tiaguinho, Kiko Makevitz e Fabinho. E, na prorrogação, venceu o União de Nova Prata por 2 a 0, com dois gols de Marcelinho.
A vitória colocou a ASAF na final da Série Prata diante da Acafutsal e, consequentemente, garantiu a equipe santo-angelense na Série Ouro em 2013, na elite do futebol gaúcho.
A decisão – A primeira partida da final entre ASAF e Acafutsal ocorre no próximo sábado, dia 27, às 19h, no Ginásio Marcelo Mioso. A partida de volta ocorre em Cachoeira do Sul/RS, no dia 3 de novembro. Na 1ª fase da competição, a ASAF venceu a Acafutsal em Santo Ângelo por 4 a 0 e perdeu em Cachoeira do Sul por 6 a 3.