O estudante Luis Cesar do Amaral Jr, 17 anos, pertence ao 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Unírio Carrera Machado (antigo CIEP) na Capital das Missões, foi o vencedor, na categoria individual, do “Projeto Conhecendo o Ministério Público”, na modalidade texto, onde a sua redação com o título “O Defensor do Povo: Ministério Público” obteve o 1º lugar no Rio Grande do Sul. Como prêmio, o aluno recebeu um Tablet do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
O projeto – O objetivo deste projeto foi integrar o Ministério Público com a comunidade, especificamente com as escolas, organizando momentos de divulgação das áreas de atuação institucional, buscando interagir com os temas de interesse da comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania, por meio da elaboração de atividade cultural-artística que demonstre o que os jovens esperam do Ministério Público.
O público alvo foram os alunos de 5ª a 8ª séries (6º a 9º ano) do ensino fundamental e de 1ª a 3ª séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre e de municípios que aderiram ao projeto, entre os quais estava Santo Ângelo.
O projeto poderia contar com a elaboração de atividades culturais-artísticas como, por exemplo, redação, poesia, contos, crônicas, músicas, danças ou peça teatral, podendo os trabalhos serem em individual ou em grupo.
A premiação – na manhã de ontem, o aluno Luis Cesar do Amaral Jr, em companhia da diretora da Escola Unírio Carrera Machado, Nádia Strapazzon, e da sua professora de Língua Portuguesa Claudia Adriane da Silva, além de outros professores do educandário, realizaram uma coletiva com a imprensa local, a qual contou com representantes da Secretaria Estadual de Educação e da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O aluno – Luis Cesar revela que sempre gostou de ler. Gosta mesmo é de ler notícias, tanto na internet como em jornais, desde impressos de sua cidade quando do Estado. “Sempre gostei de ler, não fico um dia sem fazer leitura”, conta o aluno santo-angelense, filho de Luis Cesar do Amaral e de Rosélia Teresinha do Amaral, que há 13 anos estuda na Escola Unírio Carrera Machado.