Olimpíadas Culturais Escolares da OAB: incentivo à produção intelectual

982 0

Projeto inédito de trabalhar cultura e diversidade que envolve 4800 alunos e 870 professores está em andamento no município. A Olimpíada Cultural da OAB está na fase eliminatória e a final será realizada durante a Feira do Livro nos dias 11 e 12 de novembro com cerimônia de a premiação no dia 13. Inclusive o aluno vencedor da prova de oratória, ganha uma bolsa de estudo em direito e os professores envolvidos também irão concorrer a bolsas para pós-graduação e extensão.
Na fase eliminatória da Olimpíada Cultural da OAB de Santo Ângelo cada escola faz um evento, dia em que os alunos apresentam números de dança artística, poesia, desenho, teatro e oratória. Só nesta semana, três escolas municipais realizaram apresentações valorizando temas como diversidade e inclusão.
Na quarta-feira, dia 8, foi a vez da Creche Municipal Branca de Neve, quinta-feira, a E.M.E.F. Profª.Mathilde Ribas Martins e ontem, dia 10, a Escola Municipal Margarida Pardelhas.
Até o quarto ano são apresentadas danças artísticas, poesias e desenhos, para os alunos desta faixa etária não é adotada a prática da eliminação. Processo que ocorre somente com alunos do 5º ao 9º ano, nas atividades de oratória, teatro e dança artística e para os alunos do ensino médio, que participam com a prova de oratória e teatro.
O coordenador de projeto da Comissão de Cidadania e Inclusão da OAB, Luis Claudio Gerhardt Steglich, destaca que este é o maior evento cultural em andamento em Santo Ângelo. “A adesão foi muito boa e buscamos a valorização do professor envolvido e também do aluno”, disse Luis Claudio. O advogado disse que as instituições de ensino superior são parceiras da OAB. A URI – Universidade Regional Integrada ofereceu uma bolsa de pós-graduação e extensão para ser sorteada entre os professores e o IESA – Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, até agora, confirmou uma bolsa parcial no curso de direito para o aluno do ensino médio que for o vencedor da oratória.
Nas ‘Olimpíadas Culturais Escolares’ a concepção teórica afasta-se do modelo geralmente adotado, em que a aptidão física se sobrepõe ao intelectual. A intenção dos Jogos Culturais é apresentar uma proposta de especificidades do paradigma da cultura intelectual do potencial cidadão.

Neste artigo

Participe da conversa