Entulho reaproveitado

Entulho descartado a poucos metros de área de preservação permanente chama a atenção na Zona Norte. Secretaria do Meio Ambiente já está a par da situação e prepara...

1973 0
na manhã da segunda-feira, dia 12, Paulo Roberto Lemos recolhia restos de tijolos para serem reaproveitados
Na manhã da segunda-feira, dia 12, Paulo Roberto Lemos recolhia restos de tijolos para serem reaproveitados
Área na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao trevo da URI acumula entulhos depositados irregularmente
Área na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao trevo da URI acumula entulhos depositados irregularmente

Uma das margens da Avenida Getúlio Vargas, no Trevo de Acesso a Universidade Regional Integrada- URI acumula entulhos como tijolos, restos de obras, colchões, madeiras e roupas que foram descartados de forma irregular no local. A montanha de lixo se acumula a poucos metros de uma área de preservação permanente, composta por um córrego e mata ciliar.
Os entulhos chamam a atenção de moradores que passam diariamente pelo trevo ou que residem nas proximidades. Na manhã de segunda-feira, Paulo Roberto Lemos recolhia restos de tijolos para reaproveitar. Paulo reside no Bairro Dornelles e ficou surpreso com a quantia de entulho descartado incorretamente. Os tijolos e outros materiais serão guardados e ele pretende utilizar para fazer uma calçada.
Segundo o morador, a comunidade precisa ter mais consciência de que boa parte do lixo pode ser reaproveitado e o descarte de forma incorreta prejudica o meio ambiente e a imagem da cidade pela poluição visual.
“Chamou a minha atenção e busquei de alguma forma contribuir recolhendo materiais que podem ser utilizados. São restos de alguma obra que podem ser reaproveitados e acabam sendo jogados em qualquer lugar de forma incorreta. Tem árvores e um córrego aqui, sem falar que fica feio para a cidade uma vez que passam estudantes da URI e alguns deles não são de Santo Ângelo. É perigoso também, pois pode vir um motorista descuidado e não ver esse entulho ocasionando um acidente” destacou o morador.
Segundo o secretário Francisco Medeiros, a Secretaria do Meio Ambiente já tem conhecimento do fato e todas as medidas administrativas legais serão tomadas. Deposição de lixo em local inadequado, em APP ou em qualquer lote é passível de punição.
A secretaria prepara para os próximos dias uma limpeza , além de colocação de placas de sinalização proibindo o descarte de lixo no local.
Medeiros destaca que, qualquer pessoa que tiver dúvidas em relação ao descarte de materiais ou como proceder, poderá entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente que será orientado.
Além disso, faz um pedido a comunidade para que as pessoas denunciem e não descartem lixo e sobras de construção em locais inapropriados. As denúncias podem ser feitas através do e-mail meioambiente@santoangelo.rs.gov.br, pelos telefones: 3313-1600/3313-5603 ou para a Brigada Militar pelo 190.

Neste artigo

Participe da conversa